O departamento técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) confirmou o Final Four do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 para o período entre 8 e 10 de junho, com parceria com a Arena Hall, no bairro Savassi, com capacidade para 5 mil torcedores. A etapa decisiva terá um formato diferente do ano passado, com os quatro finalistas se enfrentando entre si.

A entidade anunciou também que a disputa decisiva terá um formato diferente do que ocorreu na temporada passada: ao invés de dois duelos semifinais e a decisão, as quatro equipes irão se enfrentar num quadrangular, com todos os participantes se enfrentando em turno único – Liga Sorocabana de Basquete-SP, Basquete Santos-SP, AZ Araraquara-SP e Cruzeiro Basquete-MG.

Abre aspas para o Final Four

O Final Four nesse novo formato é bom, pois um time que acaba em primeiro pode não ter um dia bom na semifinal e acaba eliminado. Mas, com esse formato isso não ocorre, pois todos se enfrentam, numa situação mais justa”, comentou o técnico Beto Jayme.

Estamos bem focados no temos que fazer e trabalhando forte. Creio que esse tipo de Final Four é melhor para a continuidade da competição, uma vez que possibilita a recuperação. Pode acontecer uma derrota numa situação ruim, mas a competição segue e você pode vencer na sequência, seguindo em busca do título”, completou o comandante da Liga Sorocabana de Basquete.

Para chegar a esta etapa da competição, a Liga Sorocabana de Basquete concluiu a primeira fase do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2023 na quarta colocação da Conferência Cadum, contabilizando três vitórias e cinco derrotas. Em seguida, na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final, passou pelo Brusque/Aradefe-SC, com duas vitórias e uma derrota.

Formato do Final Four

O Final Four terá um formato diferente, todas equipes irão se enfrentar, com o dono da melhor campanha ao fim dos três dias ficando com o título. Ao todo serão seis partidas, começando com os jogos da quinta-feira (8), com AZ Araraquara x Santos, às 18h (horário de Brasília), seguido de Cruzeiro x Liga Sorocabana, às 20h (horário de Brasília).

A segunda rodada terá o Vencedor do jogo 1 x Perdedor do jogo 2 e em seguida o Vencedor do jogo 2 x Perdedor do jogo 1. No dia 10 teremos os jogos entre as equipes que ainda não se enfrentaram, fechando o Final Four.