A Copa do Mundo de Basquete 2023 começou na última sexta-feira (25) e conta com as melhores seleções do planeta. A atual campeã é a Espanha e o país vem com um time entrosado, jovem e muito técnico. No entanto, dois irmãos podem comandar a equipe. Trata-se da família Hernangómez, que lembra um pouco a família Gasol.

O time espanhol chega como uma das forças do Mundial e quer levar o título mais uma vez para o país. Dessa forma, os irmãos Juancho e Willy Hernangómez querem continuar no caminho dos títulos e marcarem o nome junto com a família Gasol.

+ Calendário da Copa do Mundo de Basquete 2023

Estreia da Espanha na Copa do Mundo de Basquete

O Mundial começou para a equipe espanhola e com o favoritismo sendo consolidado. Isso porque a Espanha venceu a Costa do Marfim, por 94 x 64, na estreia do Grupo G. O protagonismo ficou com Willy Hernangómez, que anotou 22 pontos e contribuiu com cinco rebotes. Somando com o irmão, Juancho, os dois combinaram para 33 pontos e guiaram o triunfo da Família Hernangómez.

Willy Hernangomez

Com isso, o time iniciou bem a edição de 2023, com o objetivo de defender o título de 2019. O armador Ricky Rubio seria o grande nome do time, mas pediu dispensa do Mundial para cuidar da saúde mental. O jogador foi o MVP da Copa do Mundo de 2019. Portanto, a família Hernangómez será as principais referências, junto com Sergio Llull

Os irmãos, em termos de títulos, ainda não superam Pau e Marc Gasol. No entanto, são de uma geração vitoriosa, continuando o caminho dos anteriores. Os dois têm uma raiz no basquete que vem dos pais e a irmã mais nova também segue o mesmo percurso e já atua pela seleção.

Duas gerações da Espanha dentro de quadra: família Hernángomez e Gasol juntas

Esse encontro já aconteceu dentro de quadra. Inclusive, o quarteto uniu forças no mesmo time no Eurobasket 2017, mas a equipe foi eliminada nas semifinais, para a Eslovênia, do jovem Luka Doncic.

Mesmo depois do tropeço nas fases finais, a família Hernangómez tirou coisas positivas da convivência com os experientes espanhóis.

“Aproveitei todos os anos com a seleção nacional para aprender com Pau, com Marc, com todos os meus companheiros. Ganhei experiência jogando o FIBA ​​​​EuroBasket há dois anos e acho que estou pronto para competir agora. sou um jogador melhor, uma pessoa melhor agora, acredito que posso ajudar meu time a conquistar as vitórias”, expressou Willy, que está se alimentando de sua influência.

Juancho é ainda mais modesto, orgulhoso só de fazer parte da escalação. Ele era estreante na seleção com apenas 21 anos e já dominando as ações no ataque espanhol. O jovem já demonstrava muita habilidade e opções para marcar pontos e ajudar a equipe nas partidas.

“Para cada jovem jogar com esses caras… é como um sonho. Para mim, pessoalmente, estou muito feliz por estar aqui, muito feliz por ter entrado no time e por ter a chance de aprender todos os dias com esses caras. Eles me ajudaram muito, me ensinam o tempo todo, me dão bons conselhos”, disse Juancho, explicando como é ser o membro mais jovem da Espanha.

Família Gasol e Hernangómez
Família Hernangómez e Gasol

Dinastia da Família Gasol

Pau Gasol estreou na Espanha em 2001, enquanto, Marc Gasol chegou em 2006. Desta forma, a família conquistou duas Copas do Mundo, três Eurobasket, além de pratas e bronzes e vários campeonatos. Tudo isso, somando os dois atletas, já que em algumas só um dos irmãos estava presente.

Pau começou em 2001 e seu irmão um tempo depois, mas deram o adeus juntos. A despedida aconteceu na eliminação para os Estados Unidos, nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio 2020, dando fim a dinastia Gasol na Espanha. Os astros marcaram o mundo com um jogo forte e técnico.

Família Hernangómez começaram a paixão pelo basquete

Guillermo Hernangómez Heredero e Margarita Geuer são os pais dos irmãos Hernangómez. Além disso, também há a filha mais nova, Andrea Hernangómez, e todos da família Hernangómez são apaixonados pelo basquete.

A mãe foi campeã europeia com a Espanha, o pai foi jogador do Real Madrid. A irmã já começou nas categorias de base e os irmãos atingiram o ápice no esporte. Willy e Juancho atingiram títulos na Seleção, chegaram na NBA e se consolidaram na atual geração.

+ Conheça os ginásios da Copa do Mundo de Basquete 2023