O Brasil vai disputar o Mundial de Basquete sub-19 2023. O torneio vai acontecer em Debrecen, na Hungria, entre os dias 24 de junho e 2 de julho. Para a convocação foram chamados 20 atletas, sendo 15 da categoria e cinco jogadores sub-17 convidados para adquirirem experiência.

Na história do Mundial, o Brasil possui como melhor resultado a prata, em 1979, na primeira edição do campeonato. Além disso, a seleção foi bronze em 1983, e quarto colocado em 2007.

A classificação para o torneio

A equipe brasileira se qualificou para o Mundial de Basquete após ser vencer o Sul-Americano sub 18, e ser vice-campeão da AmeriCup sub-18. O título veio em uma campanha invicta em cinco jogos. Sendo assim, o Brasil ganhou de Uruguai, Colômbia e Bolívia na primeira fase. Na semifinal derrotou o Equador por 84 x 40, e na final a Argentina por 73 x 59.

Já na AmeriCup sub-18 foram duas vitórias e uma derrota na fase inicial. Assim, a seleção ganhou da Argentina por 60 x 55, do México por 75 x 57, mas perdeu para o Canadá de 70 x 68. Nos quartas de final, o Brasil eliminou a República Dominicana, 66 x 52. Logo depois, na semifinal, se vingou do Canadá após vitória por 78 x 77. Na grande final perdeu para o Estados Unidos pelo placar de 102 x 60.

A convocação

Para representar o Brasil no Mundial de Basquete foram chamados quatro armadores e alas-armadores; três alas; dois alas-pivôs e pivôs:

Armadores:
Gabriel Caldeira – São José dos Campos-SP
Vitor Brandão – Paulistano-SP
Richard Morina – Trento-ITA
Gabriel Landeira – Corinthians-SP

Alas/Armadores:
Reynan Camilo – SESI Franca-SP
Eduardo Klafke – NBA Academy-MEX
Lucas Atauri – Paulistano-SP
Kaique Pereira – Rio Claro-SP

Alas:
Samis Calderón – NBA Academy-MEX
Guilherme Tesch – IMG Academy-EUA
Breno Silva – NBA Academy-MEX

Alas/Pivôs
Leandro Inácio – Paulistano-SP
Victor Cauã – Pinheiros-SP

Pivôs:
Victor Hugo – SESI Franca-SP
Winicius Braga – Minas Tênis Clube-MG

Os cinco jogadores sub-17 convidados foram:

Ala:

Enrico Borio – North Broward Prep-EUA (Ala)

Ala-Armador:

Luis Guiherme – Mogi das Cruzes-SP
Vinícius dos Santos – SESI Franca

Pivô:

Gustavo Guimarães – Riviera Prep-EUA
Gabriel Ferreira – NBA Academy-MEX

Formato de disputa do Mundial de Basquete Masculino sub-19 2023

O torneio é disputado por 16 seleções. Dessa maneira, as equipes são divididas em quatro grupos com quatro integrantes, onde jogam entre si uma vez. A seleção brasileira está no Grupo C, junto com Sérvia, Japão e Egito.

Posteriormente, todas as equipes avançam para a fase eliminatória. Assim, no cruzamento das oitavas de final, o Grupo C, do Brasil, cruza com o Grupo D, formado por Argentina, Hungria, Turquia e Coreia do Sul, da seguinte forma: C1 x D4, C2 x D3, C3 x D2 e C4 x D1. Em seguida, quem for vencendo avança para as quartas de final, semifinal e para a grande decisão.