Nesta quinta-feira (5), foram definidos os grupos do Pré-Olímpico de basquete que acontece em fevereiro de 2024. O torneio abre vaga para os Jogos Olímpicos de Paris.

O sorteio aconteceu na cidade de Sopron, na Hungria. O Brasil, campeão da Copa América de basquete, vai encarar Austrália, Alemanha e Sérvia. Os jogos vão acontecer em Belém, capital do estado do Pará, no Manguerinho, de 8 a 11 de fevereiro.

Você ama outros esportes além de Basquete? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Os horários exatos da partida ainda não foram divulgados pela FIBA, mas o Brasil estreia contra a Austrália, depois Sérvia e então a Alemanha. O técnico da seleção brasileira, José Neto, afirmou que não vai ser tarefa fácil, até pela presença de dois europeus no grupo.

Além disso, destaca também a Austrália que foi terceira colocada no último Mundial.

Primeiro, que são as 16 melhores equipes do mundo, então, ninguém está ali por acaso. Chega ali por mérito. Não é uma disputa por escolha. Qualquer grupo que caíssemos seria muito difícil.

Esse nosso, primeiro por ter dois europeus, é um grupo ainda mais forte, somando com a Austrália, que estava no pote 1, terceira no ranking mundial. São três equipes muito fortes, a Alemanha é a primeira vez, ficou em sexto no Europeu e ganhou essa chance de jogar uma Olimpíada, lembrando que o próximo Mundial feminino será na Alemanha.

Então, um grupo muito difícil, mas acredito na possibilidade de classificar para a Olimpíada, afirmou o técnico do Brasil, José Neto. 

Brasil cai em grupo da morte no Pré-olímpico de Basquete
José Neto, treinador da seleção brasileira de basquete feminino.Foto: Alexandre Loureiro/COB

Como vai funcionar o Pré-Olímpico?

Avançam para a Olimpíada de Paris as três melhores equipes de cada grupo, mas no caso dos dois primeiros grupos, apenas duas vagas serão ofertadas, uma vez que França e Estados Unidos já estão garantidos nos Jogos Olímpicos.

Que tal se aprofundar mais ainda no Basquete? Confira mais na Esportelândia: