A imprensa internacional repercutiu bastante a surpreendente vitória do Brasil contra a Seleção Canadense na Copa do Mundo de basquete.
O Canadá é considerado um dos favoritos e não conseguiu quebrar a barreira dos 70 pontos contra a Seleção Brasileira.
A derrota gerou até questionamento quanto a chance de deixar escapar a vaga olímpica para Paris 2024. Confira o drama dos canadenses.
+ Copa do Mundo de Basquete: Vitória do Brasil racha elenco do Canadá e técnico critica atletas
Brasil aplica jogo físico e segura ataque fulminante dos canadenses
Ver essa foto no Instagram
Esperanças olímpicas do Canadá em perigo após derrota para o Brasil na Copa do Mundo de basquete masculino. – disse o veículo canadense CBC em sua matéria pós-jogo.
A derrota frustrante para o Brasil colocou a equipe canadense de volta a uma situação difícil. O Canadá se prepara para um confronto de vida ou morte com a Espanha no domingo (3), visando uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.
Uma derrota para a Espanha, a atual campeã mundial, também poderia rebaixar o Canadá para um torneio classificatório de última chance para as Olimpíadas 2024 – um cenário que a equipe esperava evitar após três vitórias esmagadoras na primeira rodada, emplacando conquistas com mais de 100 pontos.
Além da vitória maiúscula da Seleção Brasileira, vale ressaltar o clima que ficou no elenco canadense.
Jordi Fernandez, técnico do Canadá, após derrota para o Brasil:
"Shai tinha que fazer as cestas e criar pro time, e ele não fez isso. Kelly tem que fazer o playmake, pegar rebotes e ter eficiência, ele não fez isso. RJ tem que correr, pontuar com eficiência e defender, e ele não… pic.twitter.com/hu0EUjmYnD
— Coast to Coast Brasil | NBA (@brasilcoast2) September 1, 2023
O próprio técnico da Seleção Canadense comentou o nível abaixo do esperado contra o Brasil.
Jordi Fernandez fez duras criticas aos seus jogadores que demonstraram uma certa frustração pela derrota.
Jogadores entraram em conversas nas redes sociais com torcedores brasileiros que fizeram a festa e provocaram os atletas canadenses.
SENHORAS E SENHORES
Nickeil Alexander-Walker RESPONDEU o post do Camisa 23 sobre ele ter mandado a torcida do Brasil calar a boca!
Primeiro, deu risada. Na sequência, mandou: “Falem inglês, por favor. É uma competição, eu vou falar m*rda. Nós perdemos, grande coisa.”
KKKKKKKKK pic.twitter.com/8tueF4Nbp8
— Camisa 23 (@camisa_23) September 1, 2023
+ Copa do Mundo de Basquete: Brasil choca mídia internacional com vitória sobre Canadá
Canadá liga o modo crise
No aspecto ofensivo, não estávamos dispostos a fazer nada um pelo outro.
Espaçar a quadra, mover a bola, mover os jogadores. E quando você joga assim, é muito difícil vencer. – disse o técnico Jordi Fernandez.
Agora, o Canadá tem uma última oportunidade de provar que esta versão da equipe é diferente das anteriores. As possibilidades contra a Espanha são amplas: perder e o Canadá está fora da Copa do Mundo, com as esperanças olímpicas provavelmente extintas também.
Vencer, e com ajuda em outros jogos, o Canadá poderia garantir sua vaga nas Olimpíadas de 2024. O Canadá deve terminar entre os dois primeiros entre as equipes das Américas na Copa do Mundo para se qualificar para Paris. Os EUA, com 4-0, parecem estar a caminho de garantir um lugar.
Mas a vitória de Porto Rico por 92-87 sobre a República Dominicana na sexta-feira, combinada com a vitória do Brasil, deixa as outras quatro equipes da região com 3-1. Todos eles teoricamente podem chegar às quartas de final; todos também podem ser eliminados.
+ Qual a situação do Brasil na Copa do Mundo de Basquete?
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.