A Copa do Mundo de Basquete continua com tudo, entregando toda a tensão e emoção prometida. A principal competição da categoria entre seleções está no momento decisivo da fase de grupos: a terceira rodada, em que vão se definir os dois classificados que avançarão para a próxima etapa.

Neste sentido, nesta quarta-feira (30), o Brasil disputou a última partida no Grupo G da Copa do Mundo de Basquete. A seleção jogou pela classificação diante da Costa do Marfim, em um jogo muito dinâmico a equipe verde e amarela conseguiu a vitória. Confira!

Brasil na Copa do Mundo de Basquete 2023

A 19ª edição do torneio vai ser disputada em três países diferentes: Indonésia, Japão e Filipinas. A final da Copa do Mundo de Basquete está marcada para o dia 10 de setembro. O formato de disputa da competição é composto por três etapas. A 1ª fase classificatória, disputada na Indonésia, em que as 32 seleções participantes são divididas em oito grupos com quatro times cada. As duas melhores esquipes avançam para a próxima fase.

Na 2ª fase, jogada no Japão e na Filipinas, as 16 seleções classificadas são divididas em quatro grupos com quatro equipes, novamente as duas melhores se classificam. A última fase da Copa do Mundo de Basquete é eliminatória, composta por quartas de final, semifinal e a final, onde quem ganhar vai avançando.

O Brasil integra o Grupo G do torneio ao lado de Espanha, Irã e Costa do Marfim. A seleção iniciou sua trajetória vencendo o Irã, por 100 x 59. Na segunda partida, foi superado pela seleção espanhola e nesta quarta-feira jogou pela classificação diante da Costa do Marfim.

Brasil cresce ao longo do jogo e avança na Copa do Mundo

O jogo decisivo começou muito equilibrado, mas aos poucos a seleção comandada por Gustavo Conti foi tomando as rédeas da partida. Assim, os marfinenses iniciaram anulando o garrafão brasileiro e abriram a vantagem de 35 x 32, ainda no segundo quarto. Em seguida, o Brasil foi crescendo, tomou a dianteira do placar, aumentou a vantagem e administrou até o final, quando triunfou, por 77 x 89.

No primeiro quarto, a Costa do Marfim terminou ganhando, por 3 x 0, após a conversão de três lances livres. Assim, com grande destaque defensivo e com boa atuação de Vafessa Fofana, venceram o período, por 25 x 23. No segundo quarto, o Brasil foi se aproximando e com o comando de Bruno Cabloco e Yago Mateus viraram o marcador e abriram vantagem de 46 x 56.

Na volta do intervalo, a Seleção Brasileira veio de maneira avassaladora e abriu 15 pontos de vantagem, mas foi perdendo o gás no final e a diferença caiu para cinco pontos, 65 x 70. No último quarto, a vantagem do Brasil oscilou um pouco, mas Yago Mateus voltou a ditar o ritmo, chegou ao duplo-duplo e a seleção decolou. Desse modo, a Seleção Brasileira venceu o jogo, por 77 x 89, e se classificou para a segunda fase da Copa do Mundo de Basquete.

Yago dá show, e Brasil avança na Copa do Mundo de Basquete 2023

Yago Mateus comanda a vitória brasileira

O grande destaque da partida pela seleção brasileira foi Yago Mateus. O armador ditou o ritmo da partida e anotou um duplo-duplo após fazer 24 pontos, sendo o cestinha da partida, e 12 assistências. Além disso, o camisa 2 da seleção também teve quatro rebotes.

Com essa atuação de gala, Yago teve uma eficiência de 37% na partida. O aproveitamento do armador nos arremessos de três também chamaram a atenção, com seis conversões em sete tentativas.

A próxima fase do Brasil na Copa do Mundo de Basquete 2023

Com o triunfo diante da Costa do Marfim, a seleção brasileira se classificou para a segunda fase da Copa do Mundo de Basquete 2023. Dessa maneira, a equipe comandada por Gustavo Conti vai integrar o Grupo L do torneio, ao lado de Espanha, Canadá e Letônia.

Nesta fase são apenas dois jogos, já que a seleção já enfrentou a Espanha e o resultado do jogo conta para a rodada. Assim, os dois desafios do Brasil na etapa são diante do Canadá, na sexta-feira (1), e a Letônia, no domingo (3). Os jogos não possuem horário definido ainda.

A saber, se o Brasil ficar entre os dois melhores do Grupo L, avança para as quartas de final da Copa do Mundo de Basquete 2023. Além disso, se for um dos dois melhores times americanos no torneio, também garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024.