O Mundial de Clubes de Basquete tem início nesta quinta-feira (21) e o representante da América do Sul na competição é o SESI Franca, vencedor da Champions League das Américas.
Será a primeira vez que o clube do interior de São Paulo vai disputar a competição que já teve, ao longo dos anos, somente dois campeões vindos do Brasil: Flamengo (2014 e 2022) e o Sírio (1979).
Você ama outros esportes além de Basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
O SESI Franca já está em Singapura para a disputa do Mundial de Clubes. A estreia na competição acontece contra o campeão da África, o Al Ahly do Egito, às 4h (horário de Brasília) nesta sexta-feira (22).
Confira todas as equipes que disputam a Copa Intercontinental de Basquete: Al Ahly (Egito, África), Al Manama (Bahrein, Ásia Ocidental), Zhejiang Golden Bulls (China, Ásia Oriental), G League Ignite (NBA G League), Telekom Baskets Bonn (Alemanha, Europa) e representando as Américas, Sesi Franca Basquete.

Elenco completo do SESI Franca no Mundial:
- Armadores – Georginho de Paula e Alexey Borges
- Ala/armadores – David Jackson, Santiago Scala e Zu Jr
- Ala – Jhonatan Luz
- Ala/pivôs – Lucas Dias, Márcio e Edu Marília
- Pivôs – Wesley Castro e Nathan Mariano
- Técnico – Helinho Garcia
Um dos grandes nomes da equipe do SESI Franca para a disputa do Mundial é, sem dúvida, o armador Georginho, que foi MVP das finais contra o São Paulo no NBB em 2022/23 e também eleito o Armador do ano.
Em conversa logo na chegada do elenco em Singapura, Georginho relatou que a bola é diferente e que vai ser necessário se acostumar com ela:
É sempre bom estar na quadra, na quadra de jogo. A gente descobriu agora que a bola vai ser diferente, então é bom dar uns arremessos lá. Sempre é bom estar junto como time para pegar entrosamento e estar no clima do mundial.

Na ocasião, a bola a ser utilizada na competição é a bola Wilson e diferente da utilizada nos treinos no Brasil. Outro que ficou surpreso com a bola foi o também armador, Alexey Borges:
É uma bola diferente. Por essa eu não esperava não, mas parece ser boa a bola. Foi menos difícil do que eu imaginava. Até que passou legal. A estrutura é incrível, já estou gostando bastante de tudo aqui e vai só aumentando a expectativa para o campeonato.