Nesta quinta-feira (6), se inicia a final da NBA, entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, para o amante do basquete será um encontro forte entre Luka Doncic e Jayson Tatum.

O Esportelândia vai trazer neste texto alguns pontos e razões para torcer para o título de Luka Doncic e também pelo segundo troféu da NBA para o Dallas Mavericks. Desta forma, não perca nenhum detalhe sobre o time do Dallas que está pela terceira vez na final da liga americana.

5 motivos para torcer para Luka Doncic e o Dallas Mavericks na final da NBA
Luka Doncic é uma das estrelas da NBA e pode conseguir o primeiro título na liga americana – Icon Sport

Como foi a temporada 2023/24 do Dallas Mavericks?

A equipe do Dallas Mavericks começou a temporada de 2023/24 com uma certa expectativa, por contar com um dos maiores nomes da NBA na atualidade, que é Luka Doncic. Outro ponto era como seria a evolução de Kyrie Irving dentro do time, já que entraria na segunda temporada com a franquia do Texas.

A química entre Luka e Irving era o ponto que poderia mudar a história da equipe e foi crescendo ao longo do ano. O elenco não entrava como um dos favoritos ao título mesmo com dois atletas de alta habilidade e que se destacam pelas jogadas ofensivas na liga. O que preocupava era o material no entorno das estrelas.

Um dos principais fatores da construção do time, foi o treinador Jason Kidd, o ex-jogador foi campeão em 2011 e chegou como técnico, em 2021. A lenda da NBA, foi trabalhando em cima da estrela Luka Doncic e na montagem do plantel.

A equipe da Conferência Oeste, conseguiu uma campanha de 50 vitórias e 32 derrotas na fase regular da liga. O time do Dallas terminou na quinta posição, atrás de equipes fortes como o Denver Nuggets, Oklahoma City Thunder, LA Clippers e Minnesota Timberwolves. A equipe se classificou, mas ainda mostrava alguns pontos que necessitavam de melhoras.

No entanto, os playoffs mostraram um plantel com união e mudanças significativas. Tanto que, eliminou no mata-mata as equipes que ficaram na frente da fase regular. O Mavericks passou pelo LA Clippers, Oklahoma City Thunder e na final de conferência derrotou o Minnesota Timberwolves.

Ao fim da temporada regular, o Dallas Mavericks jogando no American Airlines Center conseguiu 25 vitórias e apenas 16 derrotas. Como visitantes, acumularam 32 vitórias e 18 derrotas.

Os motivos para confiar no título do Dallas Mavericks

O time conta com apenas um título na história da NBA e essa será sua terceira final na liga. A equipe do Dallas nasceu na década de 1980 e foi vivendo os primeiros anos sem grande perspectiva. Os anos de 1990 foram de reconstrução da equipe, que acabaram revelando o jogador Jason Kidd.

Em 1998, foi marcado pela chegada de Dirk Nowitzki, principal nome da história do time, considerado um dos maiores europeus da liga. O atleta jogou somente pelo Dallas, de 1998 até 2019. O alemão foi muito importante no começo de Luka Doncic e passou o legado que pode se cumprir com o título da NBA.

Terceira vez do Dallas na final da NBA

Três estrelas da história da equipe se entrelaçam ao longo dos anos. Dirk Nowitzki participou de duas finais, nos anos de 2005 e 2011, terminando com o título de 2011 tendo como companheiro Jason Kidd. Assim, Nowitzki também jogou com Luka Doncic no final da carreira e começo do esloveno na liga.

Atualmente, Jason Kidd é o treinador do time e dar conselhos para a estrela Luka Doncic. Desta forma, o elenco tem uma linha histórica e que pode ser o diferencial nesta final para conseguir o segundo título da NBA.

Luka Doncic e Kyrie Irving

5 motivos para torcer para Luka Doncic e o Dallas Mavericks na final da NBA
Kyrie Irving e Luka Doncic são os nomes do Dallas Mavericks – Icon Sport

Kyrie Irving e Luka Doncic são considerados dois nomes fortes na liga e são vistos como uma das melhores duplas do momento e até da história do basquete. A mídia americana aponta os dois como jogadores celebrais no conjunto da equipe, conseguem atrair a marcação, desenvolver jogadas de efeito e abrir espaço para os companheiros de time.

Em 2018, o esloveno foi a terceira escolha do Draft pelo Atlanta Hawks, e teve a troca na mesma noite para o Dallas. O jovem jogou com Dirk no final da carreira do alemão. Assim, a estrela foi ganhando ascensão, mas não tinha um bom entorno para conseguir coisas grandes na liga.

Kyrie chegou no dia 6 de fevereiro de 2023, com um pacote de trocas do Dallas com o Brooklyn Nets. O Mavericks enviou Dorian Finney-Smith, Spencer Dinwiddie, uma escolha desprotegida de primeira rodada em 2029, e escolhas de segunda rodada em 2027 e 2029. Já o Dallas recebeu Irving e Markieff Morris.

O grande receio seria se Kyrie Irving, com 32 anos, iria se encaixar no time com Luka Doncic, aos 25 anos, e um dos melhores da liga. O encontro entre os atros foi perfeito para levar o Dallas para a final, Irving recuperou o ânimo para jogar e se afastou de polêmicas.

Mercado de trocas

PJ Washington e Gafford

O time do Dallas teve algumas trocas para a temporada de 2023/24, mas PJ Washington e Gafford são peças essenciais no conjunto do time. Os atletas saíram de equipes bagunçadas, como o Hornets e Wizards e agora são fundamentais para o Mavs na final da NBA.

5 motivos para torcer para Luka Doncic e o Dallas Mavericks na final da NBA
PJ Washington e Gafford chegaram no Dallas como peças de elenco, viraram titulares e essenciais no sucesso da equipe

PJ Washington tem 25 anos e um dos que mais evoluiu no time. O Ala-Pivô tem médias de 13 pontos, 5,8 rebotes e 1,8 assistências. O atleta é essencial no esquema defensivo e nas jogadas ofensivas do elenco. Daniel Gafford foi outra aquisição que mudou a cara do elenco na defesa e na profundidade do ataque.

Gafford protege o aro do time e dentro do garrafão é uma figura forte. O jogador tem médias de 10,7 pontos, 7,3 rebotes e 1,4 assistências.

Coletivo do Dallas Mavericks

A temporada 2023/24 foi um divisor de águas para o Dallas Mavericks com a chegada de algumas peças e também time muito mais forte com o encaixe de Kyrie Irving no elenco. A estrela Luka Doncic conseguiu ter novas opções até no banco de reservas para dar dinâmica com os companheiros na equipe.

O último quarto do Mavericks é conhecido pela presença da dupla Kyrie e Doncic, os dois armadores conseguem dominar e pontuar para o time. O adversário não consegue marcar os dois astros da NBA. Isso foi visto principalmente nas finais de conferência contra o Minnesota Timberwolves.

Jason Kidd

5 motivos para torcer para Luka Doncic e o Dallas Mavericks na final da NBA
Jason Kidd em jogo dos playoffs contra o Oklahoma City Thunder – Icon Sport

Quem comanda todos esses talentos fora da quadra é um velho conhecido da liga e do time, trata-se do ex-jogador Jason Kidd. A lenda foi campeão com o Dallas no ano de 2011, no único título do Mavericks na história.

Jason Kidd chegou como técnico ao Dallas no ano de 2021 e vem fazendo um trabalho que evolui a cada temporada. O treinador começou a carreira no Brooklyn Nets, em 2013, após foi para o Milwaukee Bucks, onde ficou de 2014 até 2018, trabalhando com Giannis Antetokounmpo, teve um tempo para desenvolver até que em 2021, viu de longe o time ser campeão da liga.

Foi assistente do Los Angeles Lakers de 2019 até 2021, onde foi campeão na bolha, em 2020.

A primeira temporada no Dallas Mavericks foi 2021/22, terminou com 100 jogos, com 61 vitórias e 39 derrotas, caiu na semifinal para o Golden State Warriors. No ano de 2022/23, o time não alcançou o mata-mata, fez uma campanha com 38 vitórias e 44 derrotas. Na atual temporada, fez até aqui, 82 jogos com 62 vitórias e 37 derrotas.

Saiba mais sobre o Dallas Mavericks aqui no Esportelândia!