Em suma, neste sábado (22), 123 Minas x São Paulo fizeram a grande Final da Copa Super 8 Sky 2021/22. Dessa forma, em jogo disputado do inicio ao fim, como uma grande final deve ser, os minastenistas venceram por 78 x 77. Portanto, a equipe mineira se sagrou campeã do torneio pela primeira vez em sua história e vai disputar a Basketball Champions League Americas pela primeira vez.
A TAÇA A É SUA, TEMPESTADE! 🌩️
Com uma vitória por 78 a 77 sobre o @SPFCBasquetebol, o @MinasTenisClube conquista pela primeira vez na história o título da Copa Super 8 @skybrasil! 🏆#CopaSuper8SKY #NossoBasquete pic.twitter.com/h8i9Pm5uR8
— NBB CAIXA (@NBB) January 22, 2022
Com isso, sendo decisivo em praticamente toda a decisão, principalmente na Final (25 pontos, sete rebotes e 26 de eficiência), Gui Deodato ficou com o prêmio de King of The Cup. Além disso, apenas na Copa Super 8, o jogador teve médias de 21.0 pontos, 6.6 rebotes, 3.3 assistências e 22.0 de eficiência.
O Caminho do 123 Minas até o titulo
Enfim, a equipe mineira fez ótima campanha no primeiro turno da NBB 2021/22. Dessa forma, venceu 13 dos 16 jogos que disputou, com 29 pontos, 81.3% de aproveitamento e apenas uma derrota em casa. Com isso, ficou com uma das oito vagas a Copa Super 8 e teve caminho bastante dificil, cheio de superação para chegar ao titulo inédito.
Nas quartas de finais, a equipe foi a Campina Grande, na Paraíba enfrentar o Unifacisa. Assim, chegou a ter 17 pontos de vantagem no placar, mas acabou diminuindo o ritmo e viu o adversário encostando no placar. Contudo, conseguiu a vitória no final, pela parcial de 88 x 84.
Em seguida, nas semifinais, enfrentou o Flamengo, campeão da edição passada e 2º colocado da NBB (14 vitórias em 16 jogos). Além disso, o rugro-negro mantem uma vantagem avassaladora nos confrontos diretos contra os minastenistas, sendo 26 vitórias em 30 jogos. Ainda, o Minas não vencia desde a temporada 2019/20.
Mesmo com esse retrospecto, o Minas conseguiu a vitória no momento e na hora certa. Firmes e consistentes desde o primeiro minuto, os minastenistas construíram uma boa vantagem, com grandes atuações de Gui Deodato (18 pontos, oito rebotes e 17 de eficiência) seguraram a vantagem até o momento final.
Na final, o Minas começou melhor e conseguiu abrir 19 pontos de distancia ainda no 1º quarto. Dessa forma, a vantagem criada no primeiro período veio a ser muito importante no restante da partida. Nos minutos finais, o São Paulo conseguiu encostar e até virar o placar. Contudo, Marquinhos, teve a chance da cesta da vitória no último segundo, mas acabou errando o chute, que culminou no triunfo e título do adversário.
Foto: Reprodução/Willian Oliveira/LNB