A Williams foi lanterna na temporada 2022, na Fórmula 1. Com diversos problemas internos, erros em estratégias e problemas com os pilotos, a equipe britânica quer esquecer o ano passado. Neste ano, os seus planejamentos também tiveram intercorrências e houve a necessidade de contratar o jovem Logan Sargeant para ser um dos atletas principais do time, mas a ideia principal não era essa, entenda a história.
Williams gostaria de amadurecer Sargeant na Fórmula 2
Acima de tudo, em 2022, o piloto canadense Nicholas Latifi anunciou que não renovaria contrato com a Williams. Ele também possuía um acordo financeiro com o time, a qual seu pai patrocinava os carros com a sua marca Sofina. A equipe também sofreu um golpe perdendo o seu chefe de equipe, Jost Capito.
Em 2023, os dois pilotos da Williams serão o jovem tailandês Alex Albon e o norte-americano, Logan Sargeant. O atleta americano sai diretamente da Fórmula 2, às pressas para pilotar na maior categoria automobilística do mundo. A ideia do time inglês era manter ele na F2 para ganhar experiência de pelo menos mais um ano, para posteriormente em 2024 substituir Latifi.
“Tínhamos um plano de dois anos para Logan na F2. Quando a temporada de 2022 começou, começamos a ver um potencial pelo qual talvez não precisássemos de duas temporadas com ele na Fórmula 2”, disse Sven Smeets, diretor esportivo da Williams.
Com essa reformulação forçada na equipe, contrataram James Vowles, diretor de estratégia da Mercedes por 12 anos, como seu novo chefe de equipe. O principal desafio do novo comandante será por o time na rota da zona de pontuação, algo raro nos últimos campeonatos, em 2022, o time foi o lanterna do Mundial de Construtores com oito pontos apenas.
“Mal posso esperar para começar com a Williams. É uma honra me juntar a um time com uma herança tão incrível, um ícone do nosso esporte que eu respeito grandemente e permaneço ansioso para o desafio”, disse James após o acordo finalizado.
Por fim, a Williams será a terceira equipe do paddock a anunciar seu carro para a temporada 2023. Assim, está marcado a divulgação para o dia 6 de fevereiro.
The whole @F1 grid have locked in their Season Launch dates. Are you ready for ours on the 6th Feb? 👀#WeAreWilliams #JoinTheJourney
— Williams Racing (@WilliamsRacing) January 25, 2023
Foto Destaque: Divulgação / Williams
Olá, meu nome é Bruno Gabriel, tenho 22 anos e estudo Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Pretendo seguir na área de esportes, é um sonho desde criança. Espero alcançar os maiores eventos esportivos com muita criatividade e bom humor.