O jovem Gabriel Bortoleto vem fazendo uma boa temporada 2023 na Fórmula 3. O piloto poderia ter sido campeão da categoria na última prova, que foi disputada na Bélgica. Contudo, por dois pontos, isso não aconteceu. Entenda agora o que Gabriel precisa fazer para levar o título da F3 neste ano.

Saiba o que Gabriel Bortoleto precisa para ser campeão da Fórmula 3

O brasileiro é líder do campeonato e vai como franco favorito para a última etapa da Fórmula 3, que acontecerá na Itália. Desta forma, o jovem de 18 anos pode ser campeão na pista de Monza. A corrida acontece neste final de semana, com treinos a partir da sexta-feira (1) e as duas provas no domingo (3).

O brasileiro é líder disparado da competição e precisa apenas de dois pontos. Gabriel pode ser campeão até antes da corrida. Isso porque o jovem ocupa o primeiro lugar no geral, com 144 pontos, seguido de Paul Aron, da Estônia, que soma 106, e Pepe Martí, da Espanha, com 105.

+ Gabriel Bortoleto rebate críticas à Fórmula 3

Desta forma, Bortoleto só precisa que nenhum dos dois conquistem a pole no quali. Entretanto, se o título não vier na sexta-feira, o rival que largar em primeiro lugar tem a obrigação de vencer as duas corridas e que o brasileiro não some pontos nas duas provas.

Futuro de Gabriel Bortoleto no automobilismo

O piloto tem o título da categoria praticamente garantido e já começa a pensar no futuro. O sonho é um dia chegar na Fórmula 1, mas ele sabe que existe um caminho a seguir e o apoio de Fernando Alonso é um grande bônus para o brasileiro. Já que a estrela do Brasil é gerenciada pela empresa do campeão espanhol.

Gabriel cita Ayrton Senna como um ídolo no esporte, mas Fernando Alonso como uma inspiração, pela forma como ele luta pelos objetivos. Seguindo esses exemplos, o piloto está perto de conquistar um título para o Brasil na equipe Trident.

“Esses carros de F1 são incrivelmente rápidos, então você também precisa ter reflexos e, para ter tudo isso, precisa continuar praticando. Acho que Fernando é um dos pilotos mais dedicados que já vi em minha vida, e é isso que também me mantém motivado e me esforçando todos os dias quando acordo”, expressou o brasileiro. 

Bortoleto está cercado de pessoas que favorecem o crescimento no esporte e com apenas 18 anos já almeja chegar um dia à Fórmula 1. Para, assim, representar o Brasil na categoria.