O treino que definiu o grid de largada deste sábado surpreendeu a todos. Isso porque, foi a primeira pole position do mexicano Sergio Pérez que foi o mais rápido da sessão. Charles Leclerc foi o segundo colocado, seguido de Carlos Sainz.
Checo won't be forgetting this lap anytime soon! 😅
Simply sensational stuff by the @redbullracing driver 👊#SaudiArabianGP #F1 @SChecoPerez pic.twitter.com/exJVQ4llaE
— Formula 1 (@F1) March 26, 2022
Ainda sim, a etapa classificatória do Grande Prêmio da Árabia Saudita de Fórmula 1 no circuito de Jedda foi marcada pelo acidente forte do piloto da Haas-Ferrari Mick Schumacher que deixou a corrida paralisada por quase uma hora. O piloto perdeu o controle em uma série de curvas rápidas.
Já o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton foi eliminado na primeira sessão (Q1).
Q1
A primeira sessão marcada com a eliminação do britânico Hamilton. Isso porque, ele não passou do 16º melhor tempo, em uma sessão em que apenas os 15 melhores se classificaram para o Q2. Essa é a primeira vez desde o GP do Brasil de 2017, quando o piloto cai na primeira sessão classificatória.
No circuito de Jeddah, o piloto da Mercedes não encontrou o melhor acerto do carro.
A difficult moment for @LewisHamilton, but we're sure he'll be back stronger than ever 💪#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/t8VzaQfdLE
— Formula 1 (@F1) March 26, 2022
Q2
A segunda sessão foi bem tensa, pois o piloto Mick acertou com força duas vezes o muro da curva 12 do circuito e foi levado de helicóptero ao Hospital Militar de King Fahad. O carro ficou destruído e segundo a Haas, o piloto já está bem e conversando e consciente.
Mick Schumacher will miss the Saudi Arabian GP after a huge accident in qualifying.
That Mick is physically well after the crash is another reminder of the strength and safety of modern F1 cars for which we are incredibly thankful#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/qhLcw0elb7
— Formula 1 (@F1) March 26, 2022
Outro ponto importante foi a eliminação das duas McLaren que ficaram entre 11 e 12.
Q3
A terceira sessão já se iniciou com um bom tempo para a Ferrari. O líder da temporada, Charles Leclerc, que dominou toda a semana, tinha mais uma pole nas mãos com 1m28s225. Só que Pérez arrancou no fim um 1m28s200 para dar a primeira posição para a RBR. Carlos Sainz foi o terceiro (1m28s402),
Max Verstappen teve problemas de tração nos pneus traseiros justamente no Q3, mas conseguiu o quarto posto.
Sou a Vanessa Trois, recém graduada em jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), apaixonada por escrita e esporte. Sempre gostei muito de esportes e entrei no jornalismo para focar em trabalhar na área de esportes.