A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Fórmula 4 apresentou, neste domingo (6), o mais novo campeão de monopostos do país, então criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), para ajudar na transição dos pilotos saindo do kart e competir pelas principais categorias da Europa e Estados Unidos como meta e objetivo a longo prazo chegar à Fórmula 1 e Indy.
Mais uma vitória de Pedro Clerot e a confirmação do título nacional
O jovem piloto Pedro Clerot, de 15 anos, fez história ao vencer a terceira corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Com o resultado, o piloto da equipe Full Time largou na segunda posição e foi beneficiado com a punição pela queima da largada do pole position, Felipe Barrichello – sobrinho do ex-piloto de Fórmula 1, Rubens Barrichello, no qual também seu filho Fernando disputa a categoria.
Pedro Clerot não tomou conhecimento dos adversários e permaneceu firme na ponta, apesar de ter que defender da forte pressão do piloto da casa, Vinícius Tessaro, na maior parte das 19 voltas. Mas ele soube conduzir bem as ações e abrir vantagem no final e assim garantir sua sétima vitória no ano e conquistando 11 pódios.
O título veio mais tranquilo para o jovem de Brasília (DF), após o abandono logo na terceira volta do único rival, Lucas Staico, na disputa pelo título de campeão da temporada. Já que enfrentou problemas técnicos em seu carro e teve que abandonar a corrida.
Hoje é um dia histórico no automobilismo brasileiro, após sete vitórias no campeonato, o primeiro vídeo de campeão da BRB F4 Brasil certificado pela FIA, é seu @pclerot !
Agora é hora de comemorar com a família, e aproveitar essas belas imagens de Pedro Clerot.#BRBF4TV pic.twitter.com/6hnz0ZV5TV
— f4brasileira (@f4brasileira) November 6, 2022
“Foi um final de semana em que eu cheguei não muito confiante, mesmo sendo o primeiro no treino de quinta-feira. Na sexta-feira sofremos com o acerto do carro, foi um final de de semana conturbado, mas demos a volta por cima, conseguimos sair com a vitória e agora é comemorar o título antecipado. Em Interlagos, na final, vou tentar buscar novas vitórias. Tenho sete por enquanto e queria 10, mas sei que é difícil, mas pelo menos nove eu vou tentar” disse Clerot.
Com a realização da rodada tripla neste final de semana, em Goiânia (GO), Pedro Clerot conquistou na tabela de classificação até o momento 265 pontos e já não pode ser superado pelos rivais, com Lucas Staico, somando 163 e na terceira posição está Vinícius Tessaro, marcando 133 pontos. A última etapa da Fórmula 4 Brasil, contando com mais uma rodada tripla será nos dias 10 e 11 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Foto destaque: Reprodução/Pedro Clerot/ Duda Bairros Vicar
Jornalista profissional, amante dos esportes, natural do Estado de Minas Gerais, além de ter MBA em Jornalismo Esportivo com experiência em canais de Rádio e TV.