Logo após o Grande Prêmio da Áustria de 2024, o piloto Lando Norris criticou a direção de Max Verstappen e o chamou de “imprudente” e, de certa forma, “desesperado”.
Tudo aconteceu por conta de um incidente entre os dois pilotos nos estágios finais da corrida, quando a colisão comprometeu a possibilidade de vitória de ambos e tirou Norris da disputa.
Mais detalhes sobre a batida entre Norris e Verstappen
O embate dos dois pilotos aconteceu no Red Bull Ring, quando Verstappen, que liderava a corrida, viu sua vantagem ser reduzida após um pit stop.
Na curva 3, uma das seções mais desafiadoras do circuito austriaco, Norris tentou ultrapassar Verstappen pelo interior. Porém, ele acusou o piloto da Red Bull de se mover para a direita na zona de frenagem, o que teria contribuído para que Norris travasse e derrapasse para fora da pista.
No momento em que Norris alcançou a linha externa da curva, Verstappen se moveu para a esquerda, resultando na colisão entre os dois pilotos. Confira o vídeo a seguir:
BRIGA EMOCIONANTE! 🤬😱
Momento em que Lando Norris e Max Verstappen se chocam e perdem primeiras posições no GP da Áustria.#Formula1 pic.twitter.com/oUaf3ukoOd
— Motor News Brasil 🏁 (@MotorNewsBR_) June 30, 2024
A revolta com Verstappen
A batida causou um furo no pneu traseiro esquerdo de Verstappen, o que fez com que ele caísse para a quinta posição.
Os comissários consideraram Verstappen o verdadeiro culpado pelo incidente e aplicaram uma penalidade adicional de 10 segundos.
Enquanto isso, Norris teve que abandonar a corrida devido aos danos no seu carro, especificamente no pneu traseiro direito.
Após a corrida, Norris falou aos repórteres sobre o acidente, criticando a pilotagem de Verstappen.
Existem regras sobre o que você pode e não pode fazer. Ele estava fazendo coisas que não são permitidas e não foi punido. Eu esperava uma batalha difícil contra Max.
O piloto ainda acrescentou que, em três ocasiões, Verstappen realizou manobras que poderiam facilmente causar um incidente, o que considerou imprudente e desesperado.
Apesar do tom mais bravo, o piloto refletiu sobre sua própria pilotagem contra Verstappen, tanto no incidente na Áustria quanto em possíveis futuras disputas.
Acho que não preciso mudar nada do que estou fazendo. Eu estava no limite da pista, não sabia o que mais poderia fazer.
Ele arruinou minha corrida, destruiu meu carro. Essas são as melhores partes do carro agora para o lixo. Não temos muito espaço na batalha em que estamos, em termos de atualizações, limite de orçamento e coisas assim.
A corrida na Áustria acabou sendo liderada por George Russell, que foi quem se beneficiou da colisão entre Norris e Verstappen.
Com uma pilotagem consistente, Russell garantiu a vitória que o colocou a um ponto de Oscar Piastri na classificação geral do campeonato.
Veja também: Com briga insana entre Verstappen e Norris, GP da Áustria tem vencedor inédito em 2024
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.