Aconteceu neste sábado (4), o treino classificatório para o GP do Bahrein de Fórmula 1 2023. E o ano da Fórmula 1 começa como terminou 2022: com Max Verstappen na frente. O atual bicampeão mundial cravou uma volta de 1:29.708 em sua última tentativa no Q3, melhorou seu próprio tempo e vai largar na pole position no Bahrein. E a Red Bull tem motivos de sobra para comemorar, já que a 2ª posição estará nas mãos de Sergio Pérez, da escuderia austríaca. Charles Leclerc fecha o pódio deste treino classificatório.

Q1 do GP do Bahrein

Os dois carros da AlphaTauri foram quem abriram os trabalhos no GP do Bahrein. Portanto, Yuki Tsunoda e Nyck De Vries foram os primeiros pilotos a irem para a pista e marcarem tempos de volta rápida.

A Ferrari também não quis esperar muito tempo e logo liberou seus dois carros. Porém, a escuderia italiana teve diversos problemas. Já que Leclerc travou roda na curva 1 e abortou sua volta rápida. Enquanto Sainz não fez uma boa volta e depois ainda teria esta volta deletada por exceder limites de pista. Além disso, o assoalho do carro do monegasco da Ferrari estava se deteriorando, deixando diversos detritos na pista. Isto causou a 1ª bandeira vermelha do ano.

Após oito minutos de bandeira vermelha, os 20 carros saíram praticamente juntos dos boxes. Ao final das primeiras voltas rápidas de todos os pilotos, Carlos Sainz aparecia na frente com um tempo de 1:30.993. Seguido de George Russell e Charles Leclerc, na frente de Fernando Alonso e Max Verstappen. Sergio Pérez ocupava a 6ª posição, na frente de Lewis Hamilton.

Lá atrás, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas se salvaram após o estouro do cronometro. Alexander Albon (que fez o 6º melhor tempo) e Nico Hulkenberg fizeram o mesmo. Sobrou então para os novatos ficarem com as últimas posições. Logan Sargeant ficou com a 16ª posição, Oscar Piastri foi o 18º e Nyck De Vries foi o 19º colocado. Kevin Magnussen foi o 17º, enquanto Pierre Gasly teve a volta deletada e larga na 20ª posição.

Q2

Logo na saída, Stroll, Hulkenberg, Alonso, Russell e Hamilton fizeram, respectivamente, os melhores tempos. Até serem batidos por Max Verstappen, que fez um tempo de 1:30.503. Já na bandeirada quadriculada, Hulkenberg superou o tempo de Hamilton e assumiu a 4ª posição. Porém, o alemão acabou sendo superado por Hamilton, Sainz, Alonso e Pérez no estouro do cronometro.

Na frente, Charles Leclerc superou o tempo de Verstappen e assumiu a ponta. Enquanto George Russell ficou com o 3º melhor tempo. E lá atrás, sobrou para as duas Alfa Romeo's (Guanyu Zhou 13º e Valtteri Bottas 12º), além de sobrar também para Lando Norris (11º), Yuki Tsunoda (14º) e Alex Albon (15º) serem eliminados neste Q2 do GP do Bahrein.

Q3

Os 10 carros classificados para o Q3 demoraram um pouco para ir a pista, mas quando foram, Max Verstappen fez a melhor volta logo de cara com 1:29.897, seguido de Leclerc. Faltando 5 minutos para o encerramento, Fernando Alonso e Nico Hulkenberg vieram para a pista para a única tentativa de vota rápida. Enquanto o espanhol ficou com o 4º tempo, o alemão teve sua volta deletada e ficou na penúltima posição (apenas atrás de Esteban Ocon, que ainda não tinha ido a pista).

Surpreendentemente, faltando 2 minutos para o fim, Charles Leclerc deixou o carro e a Ferrari encerrou seu treino classificatório com apenas uma volta rápida. Portanto, apenas Verstappen, Pérez e Sainz foram para a pista para tentar a pole position. O holandês baixou ainda mais seu tempo na 2ª tentativa, enquanto Pérez tomou a 2ª posição de Leclerc. Carlos Sainz ficou com a 4ª posição.

As duas Mercedes também foram a pista, porém não tinham condições de brigar pela ponta. Portanto, Russell ficou com a 6ª posição e Hamilton com a 7ª posição. Lance Stroll larga na 8ª posição e Ocon em 9º. Hulkenberg fecha o top 10.

Foto destaque: Divulgação/Red Bull Content Pool