Aconteceu neste domingo (5), o GP do Bahrein de Fórmula 1 2023, etapa que abriu a temporada da F1 2023. Nesta corrida, Max Verstappen (Red Bull) confirmou seu favoritismo e venceu a corrida com praticamente 12s de vantagem para Sergio Pérez (Red Bull), seu companheiro de equipe e 2º colocado. Fernando Alonso, estreando pela Aston Martin, fechou o pódio em 3º lugar.

Fernando Alonso foi o grande destaque desta 1ª corrida da Fórmula 1 em 2023, conseguindo ultrapassagens diante de pilotos como Lewis Hamilton (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari). Além disso, o espanhol foi beneficiado pela quebra de motor de Charles Leclerc (Ferrari), que acabou abandonando a corrida. Este foi o 2º pódio da Aston Martin em sua história (o 1º foi no GP do Azerbaijão de 2021 com Sebastian Vettel) e o 1º pódio de Alonso desde 2021. Seu companheiro de equipe, Lance Stroll, terminou na 6ª posição.

A grande disputa deste GP do Bahrein foi a briga entre Mercedes x Aston Martin. Alonso ganhou a disputa em cima de Hamilton, enquanto Lance Stroll triunfou sobre George Russell (Mercedes), que terminou na 7ª posição. Hamilton terminou na 5ª posição, atrás de Carlos Sainz (4º colocado).

Destaques positivos do GP do Bahrein

Destaque positivo também para Pierre Gasly (Alpine), que largou da 20ª e última posição, terminando a corrida na 9ª colocação, garantindo dois pontos no campeonato mundial. Até a última volta, Gasly também estava garantindo o ponto extra de volta mais rápida, porém acabou sendo superado por Guanyu Zhou (Alfa Romeo) no último giro. Zhou, por sua vez, terminou a corrida fora da zona de pontuação (16º colocado), portanto não ganha o ponto extra de volta mais rápida. Companheiro de equipe de Gasly, Esteban Ocon, não concluiu a corrida.

Mais um destaque positivo foram os dois carros da Williams. Outrora o carro mais fraco do grid, os dois pilotos desta vez desempenharam muito bem no GP do Bahrein. Enquanto o veterano da equipe inglesa, Alexander Albon terminou na 10ª posição, dentro da zona de pontuação, o estreante Logan Sargeant finalizou a corrida na 12ª posição.

Por fim, vale destacar o desempenho dos carros da AlphaTauri. Não se esperava muita coisa dos carros da equipe satélite da Red Bull, porém Yuki Tsunoda terminou na 11ª colocação, enquanto o estreante Nyck De Vries foi o 14º colocado. Tsunoda, inclusive, foi o último piloto a não tomar volta do líder Max Verstappen. Todos os outros abaixo do japones tomaram pelo menos uma volta do líder.

Destaques negativos

O grande destaque negativo deste GP do Bahrein de Fórmula 1 foi, com certeza, a McLaren. Apesar dos representantes da escuderia britânica já saberem que o carro não estava competitivo, o desempenho foi pior ainda do que o esperado. Seu piloto principal, Lando Norris, terminou na 17ª posição (a última posição sem contar os três abandonos da corrida), tomando duas voltas do líder Verstappen. Já o estreante Oscar Piastri não completou a prova, inclusive, sendo o 1º carro a abandonar a corrida.

Os dois carros da Haas também não desempenharam bem durante a corrida. Enquanto Nico Hulkenberg (que largou na 10ª posição) terminou na 15ª posição, seu companheiro de equipe, Kevin Magnussen foi o 13º.

Foto destaque: Divulgação/F1