Antes de mais nada, foi coroado um campeão inédito da Stock Car neste domingo (12). E seu nome é Gabriel Casagrande. Assim, o piloto da Vogel conquistou seu primeiro título da maior categoria do automobilismo brasileiro, após as duas corridas que fecharam a temporada da Stock Car, em Interlagos. Casagrande conquistou o 3º lugar nas duas corridas. Entretanto, seu grande rival pelo título, Daniel Serra, segurou o piloto nº 83, conseguiu adiar ao máximo possível a definição do título, ficando na frente de Casagrande na corrida 1. Porém, não conseguiu evitar.

Corrida 1 da Stock Car

Em suma, Gabriel Casagrande largou na pole position na última prova da Stock Car, desta vez em Interlagos. Entretanto, logo na largada, foi ultrapassado por Thiago Camilo, vencedor de uma das corridas da 11ª etapaAlém disso, Casagrande também sofreu pressão de Daniel Serra, que precisava terminar na frente do paranaense para se manter na disputa pelo troféu.

Entretanto, o início limpo de todos os pilotos logo deu lugar a alguns incidentes. Assim, na terceira volta, Denis Navarro rodou no S do Senna e se complicou. Já na volta seguinte, aconteceu o encontro entre os carros de Beto Monteiro e Marcelo Hahn. Monteiro até tentou voltar para a prova, mas não conseguiu e parou no meio da pista, ocasionando um safety car.

A relargada em Interlagos aconteceu faltando 20 minutos na regressiva. Assim, tudo continuava igual lá na frente, com Camilo em 1º, Casagrande em 2º e Serrinha em 3º. Após duas voltas sob bandeira verde, começaram as primeiras paradas nos boxes, com o 2º e o 3º lugar parando primeiro, respectivamente.

Entretanto, o pit stop de Daniel Serra foi melhor, e o tricampeão voltou a frente de Casagrande. Por fim, Camilo fez sua parada na volta seguinte. Então, o piloto da Ipiranga Racing se manteve à frente dos dois postulantes ao título, mas com Serra à frente do líder do campeonato.

E assim terminou a corrida 1 da final da Stock Car, com Thiago Camilo vencendo. Contudo, o que estava sob observação de todos mesmo era Daniel Serra terminando à frente de Gabriel Casagrande. Portanto, mantendo a chances de título do tricampeão.

Corrida 2

Agora era a hora da verdade. Após o fim da corrida 2 da Stock Car, estaria coroado o novo campeão da categoria. Assim, a largada foi autorizada após a inversão do grid. Isto fez com que Galid Osman ficasse com a pole position, com Cacá Bueno ao seu lado. Casagrande saiu da 8ª posição, com Serrinha em 9º e Camilo em 10º. Contudo, a matemática não estava ao lado de Daniel nesta corrida. Então, ele tinha que vencer e torcer para Casagrande fazer no máximo um ponto, terminando no máximo em 20º.

Já na largada, as coisas não começaram bem para o tricampeão. Já que Daniel Serra escapou da pista logo nas primeiras curvas da corrida 2, proporcionando uma bandeira amarela. Que logo se converteu em safety car após vários incidentes envolvendo os carros de Rubens Barrichello, Bruno Baptista, Denis Navarro, Júlio Campos e Rafael Suzuki. Vale lembrar que o carro de Suzuki chegou a pegar fogo. Porém, ele já estava fora do carro e está bem.

No momento da relargada, a classificação era Galid, Cacá, Ricardo Maurício, Marcos Gomes e Matias Rossi, enquanto Casagrande era o 7º e Serra, o 14º. Sendo que os três líderes desta corrida estavam muito colados, e qualquer um deles poderia assumir a ponta da corrida. Com esta proximidade e a forte disputa de posições, Galid e Cacá rodaram na pista e caíram no grid, entregando a liderança para Ricardo Maurício. Nisso, Casagrande subiu para 3º e Serra para 6º.

Janela de parada dos boxes

Logo após isto, a janela dos boxes foi aberta e fechada sem nenhum grande incidente. E após o fechamento da janela, Maurício ainda era o líder, seguido por Ricardo Zonta, que estava a 6s de Ricardinho. Já Casagrande continuava em 3º, com Daniel Serra em 6º.

A partir daquele momento, Daniel Serra ficou “preso” atrás do 5º colocado, Khodair. E como Gabriel Casagrande era o 3º, aquele resultado dava o título para o paranaense. E assim terminou: Ricardo Maurício venceu a corrida, com Khodair em 2º e Casagrande, o mais novo campeão da Stock Car, em 3º. Daniel Serra ainda conseguiu ultrapassar dois carros no fim, e ficou com a 4ª posição. Entretanto, insuficiente para ser campeão.

Foto Destaque: Reprodução/Duda Bairros