O brasileiro Felipe Drugovich, da MP Motorsport, é o grande campeão da Fórmula 2. O feito aconteceu no GP de Monza, na Itália, mesmo Grande Prêmio que ocorrerá neste domingo (11), na Fórmula 1. Restando algumas rodadas para terminar a competição, Drugovich conquistou um feito inédito. Dessa forma, o mesmo se tornou o primeiro “brazuka” a vencer a categoria. E foi de maneira espetacular.

Brasileiro briga com Pourchaire

O competidor paranaense lidera o campeonato com 233 pontos. Ele superou o vice-líder Théo Pourchaire, da Art Grand Prix, com 164. Nesse sentido, que não pode mais alcançá-lo. No entanto, Felipe Drugovich não correu todas as voltas na Itália. O brasileiro teve que abandonar o autódromo após bater em Amaury Cordeel. Assim, acompanhou o desenrolar do Pit Lane.

Rival no título, Théo Pourchaire, francês, se complicou durante a corrida. O piloto da ART precisava ao menos do sexto lugar com a volta mais rápida para adiar o caneco do brasileiro. Porém, não obteve êxito. O australiano Liam Lawson deu uma ‘mãozinha' para Drugovich e conseguiu travar uma intensa disputa com o francês. Foi dramático para Pourchaire, que caiu para 15º, e, duas voltas depois, para último (17º).

Felipe Drugovich se torna o primeiro brasileiro campeão da F2

Além disso, um feito. O Brasil tem um histórico de campeões na Fórmula 3000 Internacional (1985-2004): Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Bruno Junqueira levaram o país ao topo do pódio na categoria. Bem como citado acima, na Fórmula 2, entretanto, o feito de Drugovich é inédito. Agora, a vantagem para Pourchaire segue de 69 pontos.

É incrível. Não tenho palavras para isso. Quando você começa a pilotar desde novo, sonha com a F1, mas vê o quão difícil é ganhar um título da F2. Isso se tornou um sonho pra mim, e esse sonho se tornou realidade. Estou profundamente feliz pela oportunidade – disse Drugovich no título da F2.

Restam 65 pontos em disputa, porém, não pode mais ser alcançado.

Foto Destaque: Getty Images