Terminou a temporada 2022 da Fórmula 1. Portanto, a partir de agora, a maior categoria do automobilismo mundial entra de férias e retorna apenas nos testes de pré-temporada no Bahrein, a partir do dia 23/02/2023. E com o fim da temporada, o mundo já conhece todos os integrantes do grid de 2023 da F1. O último a ser confirmado foi o norte-americano Logan Sargeant, que irá pilotar pela Williams em 2023.

Curiosamente, nenhuma equipe irá mudar seus dois pilotos. Assim, a maioria das equipes mudam apenas um piloto para a temporada 2023 da Fórmula 1. Vale lembrar dos pilotos que não estarão no grid da categoria para o ano que vem. São eles: Sebastian Vettel (aposentado), Daniel Ricciardo, Mick Schumacher e Nicholas Latifi.

Grid de 2023 da Fórmula 1

Red Bull Racing

A campeã do mundial de construtores em 2022 dominou por completo a temporada que passou da Fórmula 1. Portanto, o planejamento da escuderia austríaca segue intacto para o ano que vem. Christian Horner segue a frente da equipe, como chefe da Red Bull. Além disso, a equipe mantêm o atual bicampeão mundial, Max Verstappen, que tem contrato até 2028 com a Red Bull.

Como 2º piloto, a equipe mantêm o mexicano Sergio Pérez, mesmo após o atrito que ele teve com o 1º piloto da Red Bull, Verstappen. Por fim, Checo Pérez tem contrato até 2024.

Scuderia Ferrari

Vice campeã do mundo em 2022, a tradicionalíssima Ferrari também deverá manter seus dois pilotos para a próxima temporada. São eles: Charles Leclerc e Carlos Sainz (ambos tem contrato até 2024).

A indefinição da escuderia italiana está no assento de chefe da equipe. Já que foi um ano de bastante instabilidade na Fórmula 1 para a Ferrari. Portanto, o atual chefe da equipe, Mattia Binotto, está balançando no cargo. A princípio, a equipe nega qualquer mudança neste sentido.

Mercedes

3ª colocada no campeonato mundial de construtores da Fórmula 1, a Mercedes teve um ano muito abaixo do esperado. Principalmente, devido a maneira como acertou seu carro no início da temporada. No final, ainda ameaçou a Ferrari na briga pelo vice-campeonato mundial de construtores. Além disso, a escuderia alemã conquistou apenas uma vitória na temporada de 2022 da Fórmula 1.

Apesar de todos os problemas, a Mercedes segue igual para 2023. Portanto, seu 1º piloto ainda será o heptacampeão mundial Lewis Hamilton e o 2º piloto continua sendo George Russell (ambos com contrato até o fim de 2023). Chefiando os dois pilotos, a Mercedes terá Toto Wolff.

Alpine

A 4ª colocada do mundial de construtores encerrou a temporada de 2022 da Fórmula 1 cheia de problemas. Principalmente, de relacionamento entre seus dois pilotos titulares de 2022. Vale lembrar também a polêmica envolvendo o nome do ex-piloto reserva da escuderia francesa, Oscar Piastri. Em suma, a Alpine não teve um ano fácil dentro e fora das pistas.

Portanto, a equipe irá fazer uma mudança forçada para 2023. Já que Fernando Alonso deixou a Alpine. Além disso, Piastri, que iria assumir o lugar do bicampeão do mundo, também deixou a escuderia. Assim, para o lugar de Alonso, a Alpine contratou o francês Pierre Gasly, com contrato até o fim de 2023. Como companheiro de equipe de Gasly, a Alpine mantêm o também francês Esteban Ocon (com contrato até 2024).

McLaren

5ª colocada em 2022, a McLaren teve um ano de mais baixos do que altos. Principalmente, devido ao baixo desempenho de Daniel Ricciardo, que decepcionou bastante nesta temporada da Fórmula 1. Portanto, a escuderia inglesa precisava de mudanças para 2023.

Em suma, a McLaren manteve seu 1º piloto e prata da casa, Lando Norris. A dúvida estava na vaga de 2º piloto da escuderia. A decisão final foi de dispensar o australiano Daniel Ricciardo e contratar o jovem Oscar Piastri, campeão da Fórmula 2 em 2021. Assim, Norris tem contrato até 2025 e Piastri assinou até o fim de 2023. O chefe da equipe segue sendo Andreas Seidl.

Alfa Romeo

A 6ª colocada do mundial de construtores da Fórmula 1 começou o ano superando as expectativas. Porém, ao longo da temporada, a Alfa Romeo foi caindo de produção. Apesar disso, seus pilotos conseguiram bons desempenhos no geral.

Portanto, ambos foram mantidos para a próxima temporada. São eles: Vatteri Bottas e Guanyu Zhou (ambos com contrato até o fim de 2023). Como chefe de equipe, a princípio, Fréderic Vasseur está confirmado na escuderia italiana. Porém, o suíço estava sendo especulado na Ferrari, como sucessor de Mattia Binotto.

Aston Martin

A Aston Martin não conseguiu mostrar um carro competitivo no início da temporada. Ao longo de 2022, algumas atualizações melhoraram o desempenho da equipe inglesa, porém não foi um grande ano para a Aston Martin.

Além disso, a equipe foi surpreendida com o anúncio da aposentadoria de seu 1º piloto, Sebastian Vettel. Problema que foi rapidamente resolvido, com a contratação do bicampeão mundial Fernando Alonso para assumir o posto deixado por Vettel. Então, Alonso assinou para ser companheiro de equipe de Lance Stroll (os prazos de contrato dos pilotos são desconhecidos). Vale lembrar que Lance Stroll é filho do dono da equipe, Lawrence Stroll.

Haas

A Haas surpreendeu o mundo da Fórmula 1 com um bom desempenho em 2022. Principalmente, se comparada ao ano de 2021, onde a equipe sequer marcou pontos no campeonato mundial.

Porém, a equipe chefiada por Günther Steiner não estava satisfeita com Mick Schumacher, piloto da escuderia americana. Então, optou por substituir o jovem alemão pelo experiente alemão Nico Hulkenberg para 2023. O outro piloto da Haas ainda será o dinamarquês Kevin Magnussen.

AlphaTauri

A AlphaTauri foi a penúltima colocada no mundial de construtores. Portanto, a equipe secundaria da Red Bull decepcionou bastante nesta temporada de 2022. Apesar disso, tinha a intenção de manter seus dois pilotos para o próximo ano.

Porém, Pierre Gasly não parecia satisfeito pilotando pela equipe secundaria da Red Bull, já que o francês chegou a ser piloto da equipe principal e é bastante jovem. Portanto, Gasly optou por deixar a escuderia italiana. Para o lugar de companheiro de equipe de Yuki Tsunoda, a AlphaTauri contratou o piloto reserva da Mercedes, Nyck De Vries. Ambos tem contrato até o fim de 2023.

Williams Racing

Por fim, a Wlliams foi a última equipe a anunciar sua dupla de pilotos para 2023. Na realidade, faltava apenas decidir o companheiro de equipe do tailandês Alexander Albon, que já havia renovado com a equipe inglesa.

Com a decisão da saída do canadense Nicholas Latifi, a Williams optou por efetivar seu piloto reserva, Logan Sargeant. Porém, para poder fazer isso, o piloto americano precisava de mais pontos na sua superlicença. Algo que ele conseguiu após terminar na 4ª posição na temporada de 2022 da Fórmula 2. Portanto, Sargeant será o único piloto da temporada de 2022 da Fórmula 2 a correr na Fórmula 1 em 2023.

Foto destaque: Reprodução/Rodrigo Berton/Grande Prêmio