Tivemos nesse sábado (02) o treino classificatório para o GP da Inglaterra de 2022. Com isso, a expectativa estava do lado austríaco com o líder isolado da temporada, Max Verstappen (Red Bull). No entanto, tanto a Ferrari quanto os ingleses da Mclaren e Mercedes (Russel e Hamilton) vinham na sede de se recuperarem no campeonato.

Para apimentar esse GP cheio de incertezas, a chuva compareceu ao circuito de Silverstone e colocou os pneus intermediários na pista. Embora não tenha atrapalhado o bom andamento do treino, a pista molhada deu oportunidades para que as equipes menores se sobressaíssem.

GP da Inglaterra, Q1: Um Nicholas Latifi desconhecido

Já estamos na décima etapa do calendário, e até aqui, não esperávamos nada de bom vindo do canadense Nicholas Latifi (Williams). Isso porque a temporada apática tem sido o um padrão do piloto desde que chegou à Fórmula 1 em 2020. O canadense conseguiu passar para o Q2 na 15° colocação. Além disso, o companheiro de Williams, Alex Albon, não teve a mesma proeza, ficando em 16° lugar.

Albon liderou o grid dos desclassificados no Q1, que ainda conta com os dois carros da Hass e Aston Martin. Já na parte de cima da tabela, a chuva diminuiu ao decorrer do Q1, assim como os tempos de volta. Dessa forma, nas voltas iniciais, Charles Leclerc (Ferrari) havia marcado tempos na casa de de 1:49. E no final da primeira sessão, Verstappen já marcava 1:39.

Q2:  Um  Daniel Ricciardo desanimador

A princípio, sabemos que a Mclaren não chegou com expectativas de vitória para esse GP da Inglaterra. Uma vez que a equipe inglesa possui o quarto melhor carro do grid até o momento. No entanto, esperava-se uma equipe firme na zona de pontuação com seus dois carros.

O inglês Lando Norris cumpriu a parte dele. Garantiu um 6° lugar na segunda sessão e se garantiu para o Q3. Mas parece que o péssimo momento do australiano Daniel Ricciardo não dá trégua. Mesmo com a chuva, o piloto não conseguiu se aproximar dos dez primeiros, e ficou pelo caminho. Eliminado no Q2, na 14° colocação. Mais uma vez, Latifi surpreende e também se classifica para o Q3.

Lewis Hamilton até que esboçou uma reação. O heptacampeão chegou a cravar o 2° lugar, fazendo boas voltas e disputando os setores com Verstappen e Leclerc. Enquanto Verstappen mais uma vez dominava o treino classificatório. Sérgio Pérez (Red Bull) parecia não se encontrar com o carro, ficando atrás da Alpine de Fernando Alonso.

Q3: Sainz surpreende e conquista a primeira Pole Position da carreira

Até então citávamos os nomes de Max Verstappen, Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Carlos Sainz (Ferrari) que até então vinha se mantendo entre as primeiras posições, não dava sinais de que iria quebrar a branca. Assim como na primeira sessão, o Q3 iniciou com chuva apertando, mas que foi aliviando ao decorrer do treino. Nos instantes finais, Verstappen tinha cravado boas voltas.

Verstappen e Leclerc se mantinham em P1 e P2 até a última volta do cronômetro. Foi aí que o espanhol apareceu e acabou com a festa dos dois. Enquanto os rivais se aproximavam do tempo de 1:41, Carlos Sainz fez uma volta excelente e baixou o tempo para 1:40, quando não havia mais tempo para reações. Sendo assim, larga na ponta amanhã para o Grande Prêmio da Inglaterra.

Foto destaque: Nigel Mansell e Carlos Sainz/ Dilvulgação F1