Com toda a certeza, o mundo do esporte acaba de presenciar uma parceria de peso. A Fórmula 1 anunciou um acordo de 15 anos com o Tottenham Hotspur, time que disputa a Premier League, primeira divisão de futebol na Inglaterra. O negócio gira em torno da construção de uma pista de kart abaixo do estádio do clube inglês.
A Fórmula 1 na Premier League
Apesar de não ser muito comum, o acordo entre automobilismo e futebol não é inédito. Não é a primeira vez em que um clube inglês assume parceria com esportes de alta velocidade, incluindo a própria Fórmula 1. Entre os anos de 2012 e 2016 o Chelsea patrocinou a equipe Sauber, atual Alfa Romeo.
No entanto, parece que a nova parceria entre a elite do automobilismo mundial e o Tottenham Hotspur será muito mais duradoura. O acordo afirma que ambos os lados caminharão juntos pelos próximos 15 anos, com um ajudando o outro a arrecadar receitas e ganhar visibilidade.
“Com o crescimento do nosso esporte, fazer parcerias com marcas globais renomadas como o Tottenham Hotspur nos permite levar a Fórmula 1 e o automobilismo e públicos novos e mais diversos“, declarou Stefano Domenicali, CEO da F1.
“Nossas duas marcas têm uma visão compartilhada de criar oportunidades de emprego, promover diversidade e inclusão, como a recém anunciada F1 Academy, além da busca pela sustentabilidade ambiental, e nossa parceria inovadora dará vida a tudo isso“, completou.
A pista de Kart e os benefícios da parceira
A principal ideia que envolve a parceira é a construção de uma pista de kart no estádio do Tottenham. Em suma, o espaço localizado na parte inferior da arquibancada sul do time de Londres abrirá ainda em 2022 para receber karts elétricos. O objetivo é tornar esta a maior pista de kart indoor da capital inglesa.
O espaço será homologado pela Associação Nacional de Kart, permitindo a sua utilização para receber os campeonatos nacionais da categoria. Enquanto isso, o time da Premier League pretende dar início à criação de uma academia de pilotos para desenvolver jovens talentos.
Além da pista de kart, a Fórmula 1 e o clube querem desenvolver atividades educacionais para as escolas, buscando engajar jovens no universo do automobilismo. Dessa forma, também se torna possível criar carreiras nas áreas de engenharia e desenvolvimento de software.
Por fim, pretende dar início a um programa de aprendiz e carreiras para pessoais locais. O intuito é aumentar a diversidade de gênero e grupos sub-representados no esporte a motor.
“Desde a construção desse estádio, nossa ambição sempre foi ver o quão longe poderíamos ir em termos de entregar experiências de primeiro nível que atraem as pessoas do mundo todo o ano todo“, afirmou Daniel Levy, presidente executivo do clube da Premier League.
“Sempre tentamos trazer os maiores nomes do esporte e do entretenimento. E estamos muito animados por anunciar essa parceria de longo prazo com a F1“, finalizou.
Veja como foram os teste do final de semana no Bahrein antes da estreia da temporada 2023
Foto destaque: Divulgação/Tottenham Hotspur
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.