Antes de mais nada, aconteceu neste último sábado (20), o treino classificatório para o GP do Catar de Fórmula 1. E o espanhol Fernando Alonso teve um excelente desempenho nesta sessão, alcançando um 5º lugar para largar na corrida de domingo (21). Além disso, o piloto da Alpine conseguiu um 3º lugar na classificação 2 (Q2), mostrando que ele pegou o jeito do novo circuito da F1.
📻 Fernando: "So enjoyable! I could be here all night long. Thank you for this car."
P5 // Fernando 1:21.670
P9 // Esteban 1:22.028#QatarGP pic.twitter.com/rC0EGlLDIU— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) November 20, 2021
Fernando Alonso, sobre o resultado de sábado
Após o treino classificatório, Fernando Alonso falou com a imprensa sobre o resultado que, segundo ele, foi surpreendente:
Não, não esperava, logicamente… Sofremos nas classificações porque elas sempre nos custam um pouco mais, então na corrida somos um pouco melhores. Esperava que fôssemos perder terreno quando todos estivessem em seu potencial máximo, mas tudo correu bem. No Q2, fui o terceiro em algum momento. Estou surpreso e grato, pois o carro estava indo muito bem. Eu passaria a noite toda aqui, se pudesse.
Fernando Alonso ainda contou com o tropeço de alguns carros mais rápidos do que ele para ir ao Q3. Assim, Sergio Pérez, da Red Bull, Charles Leclerc, da Ferrari, e Daniel Ricciardo, da McLaren não conseguiram vagas entre o top 10 para a largada de domingo (21). Por outro lado, o companheiro de equipe de Alonso, Esteban Ocon, fez no 9º melhor tempo e estará no top 10.
O piloto nº 14 da Alpine também falou sobre correr em uma pista completamente nova no calendário:
Todos nós estamos bastante preparados quando chega uma nova pista, não há grandes segredos… Gosto de improvisar. No Q1, há pilotos que demoram um pouco mais para se aquecer… mas quando você coloca seis jogos de pneus durante o Q1, Q2 e Q3, todos nós alcançamos um limite parecido. Mas estou feliz, embora os pontos não sejam distribuídos no sábado. É uma boa posição, mas você tem de terminar o trabalho amanhã, se não, não adianta.
Projeção para a corrida
Em suma, Fernando Alonso também fez uma projeção do que seria a corrida ideal para ele ajudar a equipe a conquistar pontos. Segundo Alonso, o objetivo principal é alcançar o francês Pierre Gasly, da AlphaTauri (que larga na 4ª posição). Já que a AlphaTauri está empatada com a Alpine no mundial de construtores.
Além disso, o espanhol destacou a imprevisibilidade das estratégias, já que as equipes podem escolher planos diferentes dos habituais, em uma pista completamente nova:
Acho que está um pouco aberto. É possível fazer duas paradas, uma também. Não se sabe exatamente se os pneus médios ou os macios são melhores ou quanto mais tempo os médios vão durar na corrida, se será suficiente ou não. Muitas incógnitas que só resolveremos na corrida, pois não há dados registrados neste circuito.
Foto Destaque: Reprodução/Alpine /Grande Prêmio
Jornalista em formação pela Universidade Veiga de Almeida (RJ). Apaixonado pela profissão e por esportes, principalmente Automobilismo e Futebol. Porém, não dispenso nenhum esporte sequer. No que precisar de mim, eu estarei lá. Insta: @jvffreire