Neste domingo (29), às 10 da manhã (horário de Brasília) ocorre o tradicional GP de Mônaco. Até o momento a Scuderia Alpha Tauri está em 7º lugar no campeonato de construtores após não conseguir bons resultados nas primeiras etapas.
Ainda assim Pierre Gasly declarou no preview da equipe que o time possui ideias de como melhorar seu desempenho e espera que consigam isso em Mônaco. Tsunoda, assim como seu companheiro, também espera por colocações melhores no fim de semana.
taking it to the streets 🤙 let’s do this Monaco! 🇲🇨 pic.twitter.com/PPlKLScirc
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) May 25, 2022
Por outro lado Gasly destaca que Mônaco é conhecida pelas dificuldades que apresenta aos pilotos e que talvez seja um dos circuitos mais complicados.
Gosto da pista supercomplicada, que evolui muito de uma sessão para outra. Você está no limite, apenas alguns milímetros das barreiras, e isso lhe dá uma verdadeira adrenalina. Este ano, com esses carros que agora são muito largos, pode ser quase impossível passar.
Do mesmo modo Tsunoda esclarece que é uma pista única e que os erros cometidos nela tem um preço muito alto, mas que não pretende mudar seu estilo.
Treinos de sexta
Na 1ª sessão, Gasly alcançou o 6º tempo e completou 33 voltas. Tsunoda ficou apenas com o 11º e 36 voltas.
Já na 2ª sessão, Gasly marcou o 7º tempo e 32 voltas, seu companheiro alcançou a 10ª e 27 voltas.
Qualificação da Alpha Tauri
Antes de tudo o 1º treino da Alpha Tauri apresentou resultados semelhantes aos treinos do dia anterior. Gasly conseguiu um bom 5º lugar e Tsunoda o 11º tempo.
Entretanto a situação mudou durante a qualificação. Durante o Q1 Tsunoda tocou as barreiras o que acabou danificando a frente do carro e ocasionando bandeira vermelha.
Desse modo a estratégia adotada pela equipe não permitiu que Gasly tentasse melhorar seu tempo. O piloto foi eliminado já no Q1.
Assim Pierre Gasly terminou em 17º e Yuki Tsunoda em 11º. Jody Egginton, diretor técnico da Scuderia, sobre o resultado final:
Agora, precisamos ir embora e ver por que isso aconteceu, porque em um meio-campo tão competitivo não podemos jogar fora nenhuma vantagem. Perdemos uma oportunidade muito boa hoje para colocar os dois carros no top 10. Os pilotos e a equipe definitivamente mereceram isso hoje, e o carro foi bom o suficiente.
Egginton espera por uma boa largada de Yuki e que algo favoreça Gasly já que a pista não favorece ultrapassagens.
Foto destaque: Divulgação/ Twitter AlphaTauriF1
Camila Regueiro, jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.