A Ferrari foi a vice-campeã mundial de construtores e seu piloto, o monegasco Charles Leclerc também ficou com o vice do mundial de pilotos. Contudo, o que mais atrapalhou a equipe italiana ao longo de 2022, foi a sua inconsistência nas estratégias e na confiabilidade de seus carros. Com uma nova direção é esperado que esses problemas deixem de acontecer e assim briguem até o fim pelos títulos dessa categoria.

Ferrari revê seus conceitos para 2023

Uma das primeiras coisas a serem feitas para 2023, foi a demissão do chefe de equipe Mattia Binotto. Agora, os italianos acertaram com o francês, Fred Vasseur, que trabalhava na Alfa Romeo. A sua dupla de pilotos, com Leclerc e o espanhol Carlos Sainz foi mantida. Em 2022, em 22 corridas, 14 tiveram algum problema, seja mecânico ou de estratégia na Ferrari, fazendo com que o título de construtores “caísse” na mão da Red Bull Racing e no campeonato de pilotos, Max Verstappen vencesse com cinco rodadas de antecedência.

“Foi um ano desafiador, como vocês viram de fora. Houve um primeiro terço de temporada desafiador, onde sofremos um pouco com o equilíbrio do carro, o estilo de pilotagem. Um carro que, por algum motivo, não serviu de primeira. Tivemos que lutar um pouco. E nos dois últimos terços, fomos mais feliz. Estivemos mais no ritmo, mas infelizmente, sofremos alguns abandonos e problemas de confiabilidade pelo caminho”, disse Carlos Sainz quando perguntaram da temporada.

Veja todos os erros da Ferrari e seus pilotos ao longo da temporada 2022

  • Erros individuais (Leclerc):
    Três. A escapada no GP da Emilia-Romagna; a batida no GP da França e a punição por acelerar no pit lane no GP da Bélgica.
  • Erros individuais (Sainz):
    Dois. Escapada e abandono no GP da Austrália, e escapada no GP da Espanha.
  • Quebras (Ferrari):
    Quatro. Motores de Leclerc nos GPs da Espanha e Azerbaijão; motor de Sainz no GP da Áustria e problema hidráulico no GP do Azerbaijão.
  • Erros de estratégia (Ferrari):
    Dez. GP de Mônaco (Leclerc); GP da Inglaterra (Leclerc); GP da França (Sainz); GP da Hungria (Leclerc e Sainz); GP da Bélgica (Leclerc); GP da Holanda (Sainz); GP dos EUA (Leclerc); GP do México (Sainz); GP de São Paulo (Leclerc).
TOTAL: 19 erros em 22 corridas.
Agora, em 2023 a equipe apresentará seu carro no dia 14 de fevereiro, o modelo será o 675. Os trabalhos pelos italianos estão sendo feitos desde dezembro do ano passado e aguardam o dia 5 de março, no Grande Prêmio do Barhein para iniciar uma boa temporada e quem sabe brigar por títulos.
Foto Destaque: Divulgação / Ferrari