A atual temporada ainda não acabou, mas a Fórmula 2 já pensa no próximo ano. Ao passo que, o calendário divulgado contém o recorde de corridas na categoria. Do mesmo modo, a F2 estuda mudanças no sistema de pontuação que estão prestes a serem aprovadas.

Calendário da F2

No próximo ano, a F2 volta a dividir eventos com a F3. Além de contar com 28 corridas, distribuídas em 14 finais de semana, um recorde para a categoria desde a criação da GP2. Em média, a categoria realizava 24 provas no decorrer do ano.

A categoria volta a correr em pistas como Ímola, onde não há corridas desde 2006 e também estreia em pistas como Zandvoort. A Fórmula 2 abre e fecha a temporada da Fórmula 1. Logo, apesar de evitar grandes intervalos entre as corridas, entre a penúltima etapa em Sochi e a última em Abu Dhabi, são quase 2 meses.

Pontuação

A F2 retoma o formato de rodada dupla. Na sexta-feira acontece o treino livre e a classificação. No sábado, a corrida sprint e, no domingo, a corrida principal. Dessa forma, a classificação define o grid da corrida de domingo, enquanto o grid da sprint segue o formato de grid invertido para os 10 primeiros.

A pole position passará a valer dois pontos, enquanto a volta mais rápida dará um ponto extra, assim como já acontece na F1.

A corrida sprint vale 10 pontos para o 1°, nove para o 2°, oito para o 3°, sete para o 4°, seis para o 5°, cinco para o 6°, quatro para o 7°, três para o 8°, dois para o 9° e um para o 10°. Já a corrida principal, segue no padrão da F1, com o vencedor somando 25 pontos e o 10° apenas 1.

As mudanças devem ser aprovadas pelo conselho mundial da FIA durante a Assembleia Geral Anual, que ocorre no dia 15 de dezembro, em Paris.

Foto destaque: Reprodução/ F2