Neste domingo (22), o GP da Espanha, no circuito da Catalunha recebeu a 6ª corrida de Fórmula 1 2022. Com várias surpresas, Max Verstappen venceu e assumiu a liderança do campeonato de pilotos. Em seguida, Sérgio Perez em segundo e fechando o pódio George Russell da Mercedes completou. Vale destacar que a Red Bull também assumiu o topo da tabela de construtores, indo para Mônaco na próxima semana de forma tranquila.

Início de corrida no GP da Espanha

Charles Leclerc largou muito bem segurando o atual campeão. Russell também pulou da 4ª posição para o terceiro lugar. Contudo, seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton sofreu um toque de Kevin Magnussen, furando seu pneu e indo para o fim do grid. A corrida se manteve emocionante, visto que Carlos Sainz e Verstappen foram para a brita na curva 4 fazendo os pilotos correrem atrás do prejuízo.

Meio da corrida 

A corrida se encaminhava para uma vitória tranquila de Leclerc, mas seu motor perdeu potência, fazendo o desistir do GP. Russell assumiu a segunda posição e até a primeira colocação, segurando muito bem Perez e Verstappen. Entretanto, após as trocas de pneus os Massas Brutas passaram tranquilos pela Flecha Prateada.

Final de prova

No fim de prova, a RBR pediu para Perez inverter a sua posição com Verstappen, assim o holandês abriu grande vantagem sobre os demais. Mesmo com diversas paradas no pit stop e uma rodada na pista, o holandês venceu e assumiu a liderança do campeonato de pilotos e também do de construtores. Sérgio ficou na 2ª posição e fez a volta mais rápida, conseguindo o máximo de pontos para a Red Bull.

Em terceiro, ficou o piloto Russell que mostra que a Mercedes evoluiu e deve brigar por vitórias nas próximas corridas. Sainz também com seus problemas terminou em 4ª e Hamilton em uma corrida de recuperação chegou em 5º.

Como fica os campeonatos?

Como resultado, o Holandês Voador, fica em primeiro no geral com 110 pts, seguido de Leclerc que possui seis a menos. Em terceiro, aparece Perez com 86, Russell em 4º com 74 e Sainz em 5ª com 64 pontos.

No campeonato de construtores, a RBR lidera com 195 pts, depois vem a Ferrari com 169, na terceira posição a Mercedes com 120, Mclaren em 4ª com 50 e a surpreendente Alfa Romeu em 5ª com pontos. Em suma, o próximo desafio dos pilotos será na tradicional pista de rua de Mônaco, na próxima semana.

Foto Destaque: Divulgação / F1