Gabriel Bortoleto é uma das principais novidades da temporada de 2025 da Fórmula 1. A chegada do jovem de 20 anos também é uma ótima notícia para o Brasil, que finalmente terá um piloto no grid.

Porém, nem todo mundo está empolgado com Bortoleto. O consultor da Red Bull, Helmut Marko, não mostrou empolgação ao falar do brasileiro e preferiu enaltecer seu rival na Fórmula 2, Isack Hadjar.

Helmut Marko é polêmico ao criticar Gabriel Bortoleto

Campeão da Fórmula 3 e 2, Gabriel Bortoleto chegou na principal categoria do automobilismo com moral.

No entanto, na visão de Helmut Marko, o jovem brasileiro não é um dos principais novatos da temporada. O consultor da Red Bull também afirmou que Gabriel não é rápido o suficiente.

Gabriel não demonstra velocidade pura suficiente. Ele venceu as categorias inferiores, mas não com amplo domínio, foram duas vitórias na F2 e uma temporada conservadora na F3.

É um piloto que consegue trazer o carro de volta aos boxes em segurança, tem ótimo controle dos pneus e uma boa visão estratégica, mas não vejo nele aquele algo a mais, aquela velocidade pura.

“Gabriel Bortoleto não tem aquele algo a mais. Não é rápido o suficiente”
Gabriel Bortoleto em ação pela Sauber na pré-temporada da Fórmula 1 [IconSport]
Apesar do comentário de Marko, Bortoleto foi o piloto que atingiu a maior velocidade em dois dos três dias da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein.

Marko escolhe Antonelli e Hadjar como principais novatos de 2025

Curiosamente, Marko optou por enaltecer Kimi Antonelli e Isack Hadjar, rivais de Gabriel Bortoleto na Fórmula 2 como pilotos de mais destaque para a Fórmula 1.

Antonelli é claramente um piloto nível A, apesar da grande pressão que terá pela frente. Ele está chegando diretamente a uma equipe forte, o que é sempre um desafio, mas o potencial dele é inegável. Não tenho dúvidas de que será destaque rapidamente.

Hadjar ficou a poucos pontos do título na Fórmula 2. Nossa equipe analisou que ele perdeu o campeonato por detalhes mínimos, algo em torno de quatro ou cinco pontos, e isso não desvaloriza seu potencial. Se analisarmos friamente, podemos dizer que problemas pontuais e pequenos detalhes técnicos tiraram dele a chance de ser campeão.

Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia