O Mundial de Judô está ocorrendo esta semana. O campeonato se encerra no domingo (14) após a disputa por equipes. Nesta quinta-feira (11), quinto dia de competições, o Brasil teve dois representantes no Mundial que ocorre em Doha, no Catar.
Dessa maneira, Rafael Macedo, atleta da Sogipa, disputou a categoria até 90 kg. Desse modo, o atleta passou pelas primeiras rodadas, mas não avançou a fase final do torneio. Assim, os judocas brasileiros continuam sem alcançar a disputa por medalha no Mundial de Judô 2023. Após a sua participação, Macedo analisou sua participação no torneio e apontou os próximos passos.
HAJIME DIA 5
Hoje é dia dos 90kg Rafael Macedo e Giovani Ferreira “Pezão” ?
Todos na torcida pelos guerreiros do time #BrasilJudo pic.twitter.com/XkG0X6yUKA
— CBJ (@JudoCBJ) May 11, 2023
Rafael Macedo para nas oitavas de final
O atleta de 28 anos, competiu em três lutas na chave, venceu duas e perdeu nas oitavas de final. Sendo assim, o judoca da Sogipa, começou o Mundial de Judô enfrentando o espanhol Tristani Mosakhlishvili. O embate só foi definido no golden score, a prorrogação do judô, após Macedo aplicar um waza-ari.
Em seguida, superou Krisztian Toth, o húngaro foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. O combate também foi definido no tempo extra. Por fim, a campanha de Rafael Macedo terminou nas oitavas de final. Em sua terceira luta, o brasileiro foi superado por Mansur Lorsanov após sofrer um por Ippon.
Boa, Macedo! ?
?: @Judo pic.twitter.com/Tf2uIEppxm
— CBJ (@JudoCBJ) May 11, 2023
O caminho planejado
Como dito anteriormente, Rafael Macedo analisou sua trajetória no Mundial de Judô 2023. O atleta pontuou que o caminho está sendo bem planejado e ainda colocou como foco a Olimpíada de Paris 2024:
“A preparação foi muito boa, muito forte. Acredito que me preparei do jeito certo e deu para ter uma noção da preparação para Paris. Tenho que corrigir algumas coisas, mas acredito que meu caminho está sendo bem planejado e bom”
O judoca ainda contou que se machucou e pontuou que a luta foi definida no detalhe. Assim, voltou a afirmar que precisa aparar as arestas visando os bons resultados:
Acabei me machucando no finalzinho da prorrogação. Mas, isso não influenciou tanto. Porque consegui desempenhar bem e colocar em prática o que estava treinando. Acho que foi no detalhe ali, que a gente vai corrigindo e melhorando degrau por degrau”
Confira a última luta de Rafael Macedo no Mundial de Judô 2023