O Mundial de Judô está ocorrendo esta semana. O campeonato se encerra no domingo (14) após a disputa por equipes. Desse modo, a categoria chama a atenção do mundo do esporte. O Mundial ocorre em Doha, no Catar, e já possui grandes histórias ao longo destes cinco dias de competição.

Neste sentido, um dos grandes acontecimentos até agora foi o hexacampeonato conquistado por Clarisse Agbegnenou. A judoca francesa voltou as competições depois de 18 meses, Agbegnenou foi mãe no ano passado e ficou sem competir por esse motivo.

Clarisse Agbegnenou conquista hexacampeonato mundial de judô com a filha assistindo

Clarisse voltou a competir este ano, assim competiu por alguns campeonatos menores. Mas o mundial de Doha é a grande competição do momento. Logo, possui mais destaque, e foi o grande retorno da francesa.

Aos 30 anos Agbegnenou conquistou o seu sexto título mundial de forma brilhante. Por não ter disputado nenhum torneio nos últimos 18 meses, a judoca não pode ser cabeça de chave na etapa mundial. Desse modo, Clarisse, que disputa a categoria até 63 kg, teve que iniciar na primeira rodada, assim ela lutou seis vezes.

Sendo assim, Clarisse Agbegnenou iniciou sua trajetória no Mundial de Judô vencendo Anja Obradović, da Sérvia, após aplicar um Ippon. Do mesmo modo, na segunda fase, eliminou a cubana Mayilin Cabajal, no golden score (prorrogação). Por outro lado, nas oitavas e quartas de final, a francesa ganhou aplicando Waza-aris. Dessa maneira, Clarisse derrotou Gili Sharir, de Israel, e Catherine Beauchemin-Pinard, a canadense é a segunda colocada do ranking mundial.

Na semifinal, a vitória foi com a combinação de um Waza-ari e um Ippon, a derrotada foi  Lubjana Piovesana, da Áustria. Por fim, na grande decisão, Agbegnenou aplicou um Ippon em Andreja Leski, da Eslovênia. Assim, a francesa conquistou a sua sexta medalha de ouro de um Mundial de Judô. 

Continuação do Mundial de Judô

O torneio continuas nos próximos dias. Sendo assim, ainda falta as disputas masculina nas categorias de até 90 kg, até 100 kg e acima dos 100 kg. Já no feminino, ainda faltam as categorias de até 70 kg, até 78 kg, e acima dos 78 kg. Além disso, a disputa por equipe fecha a competição.

A saber, no Brasil, a transmissão do Mundial de Judô é realizada pelo Sportv. Assim também, o youtubdo Time Brasil também faz a cobertura, por último, o site da Federação Internacional de Judô transmite o campeonato na forma online. 

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.