Na manhã deste domingo (2), em sua conta oficial no Instagram foi divulgado a informação que Éder Jofre, ex boxeador, faleceu aos 86 anos. Então, o atleta já estava internado em um hospital em São Paulo desde março, devido a uma pneumonia. Assim, segundo informações, o ex pugilista veio a óbito por conta uma sepse urinária e uma insuficiência renal aguda.
História do ex boxeador Éder Jofre
A princípio, o atleta é considerado uma lenda do boxe brasileiro. Desde pequeno, Éder era apoiado pela sua família para seguir a carreira de pugilista. Além disso, seu pai, era um ex boxeador argentino. Assim, o atleta começou pelas competições amadoras, mas, em 1956, defendeu as cores brasileiras nas olimpiadas, sendo um dos grandes favoritos para conquistar o ouro.
Entretanto, em sua preparação para a competição, acabou tendo uma grave lesão, que o fez render menos. Assim, foi eliminado nas quartas de final do torneio. Porém, foi em 1960 que ganhou se primeiro titulo mundial já como profissional, onde derrotou o mexicano, Eloy Sanchez, em duelo em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Em 1962, veio o bi campeonato mundial, onde Éder Jofre venceu o irlandês Johnny Caldwell, em solo brasileiro, no ginásio do Ibirapuera. Mas, com dificuldades de manter seu peso para permanecer na categoria “Galo de Ouro”, o mesmo decidiu para sua carreira por três anos.
Sendo assim, logo quando retornou voltou a boa forma e em 1973 enfrentou José Legra, no Ginásio de Esportes de Brasília na final do mundial, e conquistou mais um cinturão. Porém, seu adversário contestou a decisão da arbitragem pela contagem de pontos.
Então, em 1976 Éder Jofre encerrou sua carreira, considerado o melhor peso-galo da história do esporte na era moderna. Assim, o atleta venceu 72 lutas, sendo 50 por nocautes, além quatro empates técnicos e somente duas derrotas. Então, teve seu reconhecimento no Hall da fama do Boxe dos Estados Unidos em 2021.
Sou jornalista formado pela Universidade Guarulhos e um verdadeiro apaixonado por futebol e esportes olímpicos! Com experiência em portais como Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Minha Torcida e a três anos no Esportelândia, tenho o compromisso em trazer a melhor análise e cobertura do mundo dos esportes, sempre com entusiasmo e dedicação!