As artes marciais são uma categoria do esportiva que possuem diversos fãs ao redor do mundo. Neste sentido, o boxe é uma das maiores paixões do público do mundo da luta, visto que possui rica história e grandes legados.

Neste sábado (29), a história do boxe pode ter mais um grande capítulo escrito. A luta entre Terence Crawford e Errol Spence Jr. promete ser eletrizante e marcante, já que pode marcar um recorde exclusivo de Crawford. Confira!

A carreira de Terence Crawford

O pugilista estadunidense iniciou sua trajetória profissional no mundo do boxe em 2008. Sua primeira luta foi contra Brian Cummings, em 14 de março, vencida por nocaute. Este triunfo foi o primeiro de uma longa série de 39 vitórias conquistadas por Crawford até 2023, ou seja, o pugilista está invicto na sua carreira.

Ao longo de todos esses anos lutando, o estadunidense venceu os cinturões do meio-médio da Organização Mundial de Boxe (WBO), o título dos leves da revista WBO e Ring, os títulos unificados da World Boxing Association (WBA) (versão Super), World Boxing Council (WBC), International Boxing Federation (IBF), WBO e Ring light.

Além disso, Crawford foi o primeiro boxeador desde Jermain Taylor, em 2005, a ter os quatro principais títulos mundiais no boxe (WBA, WBC, IBF e WBO) ao mesmo tempo. A saber, o estadunidense é um dos nove boxeadores masculinos da história a realizar o feito.

O recorde que Terence Crawford pode conquistar

Floyd Mayweather, Manny Pacquiao e Evander Holyfield são alguns dos vários lutadores que cravaram o nome na história do boxe. Os três pugilistas possuem diversos recordes na carreira: Mayweather se aposentou invicto com o cartel de 50-0, Pacquiao ganhou oito cinturões por categorias diferentes e Holyfield dominou os pesos pesados por cinco momentos distintos.

Porém, nenhum deles foi capaz de conseguir ser campeão absoluto em duas categorias de pesos diferentes. Dessa maneira, Terence Crawford pode ser o único pugilista na história a fazer o feito. O pugilista de 35 anos já o realizou no peso superleve em 2017. Mas o que é ser campeão indiscutível? É quando o boxeador detém os quatro principais cinturões da categoria de disputa na WBA, WBC, IBF e WBO.

Crawford x Spencer Jr. a luta do recorde

O grande embate que separa Terence Crawford de sua segunda conquista indiscutível é contra Errol Spence Jr. Os dois pugilistas vão lutar neste sábado (29), às 21h (horário de Brasília), na T-Mobile Arena, em Las Vegas. A transmissão fica a cargo da ESPN e Star+.

O encontro entre os dois lutadores se torna emocionante porque ambos chegam invictos para a luta. Crawford possui 39 triunfos, sendo 30 por nocaute, já Spence possui o cartel de 28 vitórias, com 22 por nocaute. A título de curiosidade quem ganhar a luta vai ser o primeiro campeão indiscutível da categoria meio-médio.

Sobre o combate, os dois pugilistas se pronunciaram e mostraram confiança que vão fazer um grande espetáculo para o público fã do esporte. Crawford falou sobre sábado ser a cereja do bolo de sua história:

Será ainda mais doce se tornar indiscutível pela segunda vez. É por isso que você aceita esta eleição e pelo que luta. É a luta que todos queriam. Meu nome já está entre os melhores de todos os tempos no meio-médio, no sábado vou sair para colocar a cereja no topo do bolo e dar continuidade ao meu legado.

Spence prometeu uma luta espetacular entre ele e Crawford. Além disso, comentou sobre o modo de luta entre os dois:

Terence Crawford tem aquela mentalidade de cachorro para lutar e eu também tenho essa mesma. Se você nos juntar, o que você tem é uma guerra sem quartel, uma luta cheia de ação , como os grandes. No sábado espero que ele só pense em destruição porque é isso que eu terei. Só vou pensar em destruição.

Recorde do Boxe que Crawford pode bater

Neste sábado, o pugilista pode ser o único atleta masculino a ser campeão indiscutível em duas categorias diferentes. Os atuais detentores do feito são:

  • Bernard Hopkins (2004) – peso médio
  • Jermain Taylor (2005) – peso médio
  • Terence Crawford (2017) – superleve
  • Oleksandr Usyk (2018) – peso cruzador
  • Josh Taylor (2021) – superleve
  • Canelo Álvarez (2021) – superpeso médio
  • Jermell Charlo (2022) – super meio-médio
  • Devin Haney (2022) – peso leve
  • Naoya Inoue (2022) – peso galo

A única pessoa que conseguiu ser campeã indiscutível em duas categorias diferentes foi Claressa Shilds, em 2021. A pugilista possui o indiscutível dos médios e meio-médios. Desse modo, Crawford seria o primeiro atleta masculino a ter o feito.

Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.