Campeã da Superliga Feminina na última temporada com o Osasco, a oposta Tifanny comentou sobre a polêmica que envolve a Seleção do Vietnã no Mundial sub-21.
Após denúncias de outras equipes, duas atletas, a ponteira Thi Hong Dang e a central Phuong Quynh Nguyen, passaram por exames e checagem de documentos.
A mídia asiática fala em testes cromossômicos para confirmar o gênero. O Vietnã, que vinha embalado com quatro vitórias e só uma derrota, foi eliminado e viu todos os placares serem alterados para 3×0 (25×00 em cada set).
Em uma live em sua rede social, a oposta Tifanny tentou explicar o ocorrido e também afirmou que não é momento de julgar ninguém.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Tifanny comenta sobre a polêmica com a Seleção do Vietnã
Nesta terça-feira (12), Tifanny se manifestou sobre o ocorrido com a Seleção do Vietnã. A brasileira explicou um pouco sua visão no caso das atletas punidas.
Gente, mulher trans não quer parecer homem e ter feição masculina. Elas querem sempre estar mais bonitas, elas querem sempre estar mais arrumadas, mais femininas.
Então, quando o pessoal fala que são mulheres trans só porque é o caso lá do Vietnã, visualmente parecem meninos, realmente, visualmente parecem meninos, então não é caso de mulher trans.
Pode sim ser caso de mulheres cis que têm muita testosterona, então visualmente vai ter uma versão mais masculina. Pode ser caso de mulheres intersexo, que nasceram com os dois gêneros e ela acaba tendo uma testosterona maior.
Depois de uma certa idade, a parte masculina do intersexo aflora mais e ela acaba tendo essa versão mais masculina, mais força, comparada a um homem mesmo.
Ver essa foto no Instagram
Em seguida, Tifanny deu mais detalhes sobre os testes que são pedidos para participar de competições.
Não sei o que foi encontrado, a própria federação falou que não vai dar detalhes agora no momento, enquanto não tiver terminado de apurar todo o caso, porque, como eu mesmo falei aqui, pode ser um caso de intersexo. Pode ser caso de burlar as regras e colocar, como nós já temos duas ou três aqui bem masculinas, vamos colocar você de menino junto que passa.
A gente não sabe o que aconteceu de verdade. Sabemos que existe gente de tudo que é jeito. Existem pessoas querendo burlar as regras, fazer bandidagem, trambique. E eu falo isso porque também existem pessoas que querem, por exemplo, entrar nas competições sem provar nenhum tipo de teste.
Mulheres trans, quando é permitido participar da competição, são pedidos vários testes. Você tem que comprovar os testes de testosterona. Então, se elas não deram esses testes, é porque não são mulheres trans e não entraram na regra de pessoas trans, né? Elas entraram na regra de mulher cis. Então, tem toda essa lei por trás.
Por fim, Tifanny também afirmou que não é possível julgar o que as atletas são. Além disso, a oposta fez questão de tocar no preconceito que a comunidade sofre no esporte.
A gente não pode julgar o que elas são, se foi burlado ou não foi. Temos que esperar para ver o que aconteceu. Enquanto isso, as pessoas trans estão sofrendo transfobia sem ter nenhuma culpa no cartório, sem estar presentes no assunto.
Porque quando se fala que não pode ver uma pessoa mais masculina jogando, é trans. Não, não é trans, gente. Pode ser uma lésbica mais machuda, pode ser uma pessoa intersexual que tem um hormônio mais masculino e parece mais menina.
Essas meninas não podem simplesmente ser punidas do esporte depois se elas forem intersexuais. Elas nasceram assim. E agora, o que elas vão fazer? Ou elas vão ter que baixar o nível de testosterona com uma mulher trans para participar? Elas vão ter que fazer o quê? Então, é muita coisa que acontece aí.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- “A gente se odiou durante anos”, Bruninho revela o maior rival de sua carreira no vôlei
- Nem Gabi Guimarães, nem Júlia Bergmann! Zé Roberto elogia outros destaques do Brasil na VNL
- Bernardinho deu a maior bronca da vida de um bicampeão olímpico: “Nem um pouco suave ou educado”
- INDIGNADO! Bruninho se revolta com premiação da VNL e revela que brasileiro foi injustiçado
- Tifanny Abreu sobre Bernardinho: “Tentaram destruir nossa relação”