O Campeonato Mundial de Voleibol Feminino 2022 encerrou neste sábado (15), em Apeldoorn (Holanda), com a disputa pelo ouro entre Brasil x Sérvia, resultando em uma vitória, de 3 sets a 0, para as sérvias. A força do time brasileiro não foi suficiente contra o adversário e os ataques resistentes e precisos de Tijana Boskovic, jogadora destaque da partida.
Assista aos melhores momentos de Brasil x Sérvia
Em breve.
1º set: mesmo com erros da Sérvia, Brasil enxergou dificuldades
A partida iniciou com Carol abrindo o placar brasileiro e ajudando o time a manter uma vantagem de 2 e 3 pontos sobre a Sérvia durante as primeiras 10 jogadas. Depois a Sérvia abriu vantagem, empatando a cada ponto e virando aos 14. Aos 16 pontos, Lorena voltou a empatar e novamente virou o jogo para o time brasileiro.
O jogo foi ficando acirrado e mais corrido à medida que chegava aos desejados 20 pontos, com um time abrindo vantagem de um ponto, o outro empatando e assim repetindo a disputa por uma diferença de pelo menos dois pontos. Mesmo com sete erros de saque do time europeu, o mesmo conseguiu alcançar o ponto de set e, após uma mudança feita pelo técnico brasileiro José Roberto Guimarães na composição do time, houve um empate aos 24 pontos. Apesar das mudanças do Brasil, foi a Sérvia quem ganhou o primeiro set do duelo.
2º set: Brasil ter dificultado o jogo sérvio não foi suficiente para vitória do set
Aos três pontos do segundo set, Carol fez o primeiro ponto de bloqueio do Brasil desde o início da partida. Foi notável que houve mais segurança e precisão nos passes brasileiros neste set do que no primeiro, com a jogadora Gabi se destacando cada vez mais. Apesar do empate aos 13 pontos e do Brasil conseguir uma vantagem de mais 3 pontos, a Sérvia empatou aos 16 e tomou a frente até os 20 pontos.
Houve muitos erros do Brasil na recepção de saque e, após outra mudança do técnico José Roberto, as jogadoras Roberta, Tainara e Carol pontuaram respectivamente e trouxeram de volta a confiança que o time do Brasil precisava. Aos 22 pontos, o Brasil empatou e deixou as europeias desconfortáveis. Apesar das tentativas de ataque do time verde e amarelo, a Sérvia ganhou o segundo set por 25×22.
3º set: Sérvia dispara com oito pontos na frente e garante a vitória
Logo no segundo ponto do terceiro set, a jogadora Carol Gattaz pediu desafio e acertou o palpite, confirmando o ponto para o Brasil. A Sérvia abriu 3 pontos de vantagem (6×3) durante o início do jogo e aumentou essa diferença, chegando a fazer 16 a 8 contra o time brasileiro. O time sérvio estava bem mais confiante no terceiro set, com ataques fortes e bem precisos da jogadora Boskovic. Apesar das várias tentativas do Brasil de alcançar o time da Sérvia, houve muitos erros de ataque e uma vantagem de até oito pontos para o adversário. Assim, a Sérvia venceu o campeonato pontuando três sets a zero.
Brasil x Sérvia – E agora?
A jogadora sérvia Boskovic se destacou cada vez mais na reta final da partida e foi a responsável pelo ponto do set, fechando, assim, o campeonato e dando a vitória bicampeã para a Sérvia no Mundial de Vôlei Feminino. Esse jogo acirrado para ambos os lados também garantiu a medalha de prata para o Brasil.
Foto destaque: Divulgação/Sérvia