Nos primeiros horários deste sábado (14), Hugo Calderano, atualmente, o quinto melhor mesatenista do mundo, conquistou o título do WTT Contender Muscat, no qual foi realizado em Omã. Em uma partida emocionante contra o britânico Liam Pitchford, (33º no ranking mundial), o brasileiro venceu por 4 a 3. Com o resultado, o mesatenista canarinho venceu seu quinto torneio no Circuito Internacional de Tênis de Mesa.

Hugo Calderano conquista terceiro título

Na decisão do torneio, Pitchford começou com uma vantagem de 2 a 0 (11/6 e 11/6). No entanto, Hugo Calderano teve uma ótima recuperação, conquistando três sets em sequência (11/8, 11/0 e 11/4). Mas o britânico buscou a reação em uma parcial disputada, vencendo por 12/10. Mas no último set do torneio, foi vencido pelo brasileiro ocasionando um resultado final de 4 a 3.

Para chegar à final do torneio, Hugo Calderano derrotou o português João Geraldo e poucas horas depois, enfrentou seu colega de equipe, o francês Simon Gauzy (27º), vencendo-o de virada.

Nesta temporada, o mesatenista brasileiro já conquistou dois títulos. Em janeiro, Calderano sagrou-se campeão do WTT Contender Durban, na África do Sul, e do WTT Contender Doha, no Catar. Além disso, Hugo Calderano possui outras duas vitórias em sua trajetória no circuito internacional de tênis de mesa: o WTT Contender Tunis, na Tunísia, em 2022, e o WTT Star Contender Doha, no Catar, em 2021.

Em 2023, Calderano alcançou o terceiro lugar no WTT Grand Smash Singapura, em março. Em julho, repetiu o terceiro lugar no WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia.

Hugo Calderano
Divulgação/WTT

Após a conquista, Calderano seguirá para o WTT de Antalya, na Turquia, que ocorrerá entre os dias 16 e 22. Em seguida, ele representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão de 29 de outubro a 5 de novembro.