A história de Sofia Kenin: como começou no tênis, todas as conquistas, melhor ranking e trajetória até o título do Australian Open

Nas semifinais do Australian Open de 2020, uma norte-americana de apenas 21 anos surpreendeu a número 1 do mundo e dona da casa Ashleigh Barty. A responsável pela zebra é Sofia Kenin.

Não bastasse chegar à final do primeiro Grand Slam da temporada, ela foi campeã do Aberto da Austrália, em mais um passo da sua trajetória de ascensão no circuito mundial. Em 2019, Kenin já havia dado um grande salto para se aproximar das melhores do mundo.

Para saber detalhes dessa trajetória, continue conosco. Vamos contar tudo sobre a história de Sofia Kenin, os títulos que ela já conquistou e seus principais feitos no tênis!

Quem é Sofia Kenin?

Quem é Sofia Kenin
Sofia Kenin foi campeã do Australian Open de 2020 após eliminar a número 1 do mundo

Sofia Kenin é uma tenista profissional que nasceu em 14 de novembro de 1988, em Moscou. Embora tenha nascido na capital da Rússia, sua família se mudou para os Estados Unidos quando ela tinha poucos anos de vida. Assim, a tenista se naturalizou norte-americana. Atualmente, ela reside em Pembroke Pines, na Flórida.

No início de 2020, Sofia Kenin atingiu o ápice de sua ainda curta carreira. No Australian Open, ela eliminou a australiana Ashleigh Barty, líder do ranking da WTA, e chegou à sua primeira final de Grand Slam. Na decisão, ela ganhou de virada da espanhola Garbiñe Muguruza e conquistou o Aberto da Austrália.

Na Austrália, Kenin já havia eliminado a sensação Coco Gauff nas oitavas de final. A jovem de 15 anos despontava como uma das favoritas, depois de ter superado Venus Williams e Naomi Osaka.

Ainda que a anfitriã Barty fosse a grande favorita, a chegada de Sofia Kenin à decisão do Aberto da Austrália, com o título na sequência, não pode ser considerada tão surpreendente quando analisamos os resultados dela nos últimos anos.

Em 2019, Kenin atingiu seu melhor ranking na carreira, com a 12ª colocação. Foram três títulos de simples para a norte-americana na temporada, além de dois em duplas. As conquistas foram as primeiras dela como profissional.

Como tenista juvenil, Sofia Kenin chegou a ser número 2 do mundo depois de vencer o Orange Bowl aos 16 anos e ser vice-campeã da chave juvenil do US Open em 2015 — na final, foi derrotada pela húngara Dálma Galfi.

Saiba, a seguir, como a trajetória de Sofia Kenin no tênis começou!

Quando Sofia Kenin começou a jogar tênis?

Como Sofia Kenin começou no tênis
Sofia Kenin foi campeã do tradicional Orange Bowl aos 16 anos

Sofia Kenin começou a jogar tênis quando tinha apenas 5 anos, incentivada por seu pai Alexander. Ao perceberem que a garota tinha potencial, os pais conseguiram levá-la para treinar com Rick Macci, na Flórida.

Macci é um dos mais respeitados técnicos de tênis dos Estados Unidos. Sob sua tutela estiveram cinco tenistas que alcançariam a condição de número 1 do mundo: Andy Roddick, Jennifer Capriati, Maria Sharapova, Venus e Serena Williams.

Kenin teve Rick Macci como treinador por sete anos, até ela completar 12 anos de idade. Contudo, seu pai sempre foi seu principal técnico. 

Na adolescência, Sofia Kenin mostrou todo o seu potencial liderando o ranking de todas as categorias da United States Tennis Association (USTA).

Em 2013, ela começou a disputar os primeiros torneios da ITF. Dois anos depois, ela foi vice-campeã juvenil do US Open e se tornou a número 2 do mundo.

Com um wild card, Sofia Kenin também disputou a chave principal do Aberto dos Estados Unidos de 2015, no seu primeiro Grand Slam como profissional, e caiu na primeira rodada.

Nos dois anos seguintes, a norte-americana ainda conquistou títulos da ITF, enquanto ganhava mais experiência em Grand Slams. Em 2017, ela chegou até a terceira rodada do US Open, quando foi eliminada por Maria Sharapova.

Foi em 2018 que a carreira de Sofia Kenin como tenista profissional começou a deslanchar. Ela chegou às semifinais de Mallorca e Quebec e terminou a temporada como a 52ª colocada no ranking da WTA.

Os primeiros títulos de Kenin como profissional foram alcançados em 2019. Veja quais foram eles logo abaixo!

Quantos títulos tem Sofia Kenin?

Títulos de Sofia Kenin
Sofia Kenin conquistou seu primeiro título como profissional em Hobart, em 2019

Sofia Kenin já conquistou 4 títulos como tenista profissional em simples, além de duas conquistas em duplas. O mais importante dos 6 títulos de sua carreira foi o Australian Open de 2020.

Até então, seu melhor desempenho em Grand Slams havia sido em Roland Garros em 2019, quando chegou às oitavas de final, depois de eliminar Serena Williams na terceira rodada.

No US Open, Kenin foi eliminada na terceira rodada em 2017, 2018 e 2019. Já em Wimbledon, parou na segunda rodada em 2018 e 2019.

Além do título do Australian Open, nas chaves de simples, ela foi campeã em Hobart, Mallorca e Guangzhou. Já em duplas, venceu em Auckland, jogando ao lado de Eugenie Bouchard, e em Pequim, com Bethanie Mattek-Sands como parceira. Todas essas conquistas aconteceram em 2019.

Veja, a seguir, a lista completa de títulos de Sofia Kenin!

Títulos de Sofia Kenin

Títulos de simples de Sofia Kenin

  • 2020: Australian Open
  • 2019: Hobart, Mallorca e Guangzhou

Títulos de duplas se Sofia Kenin

  • 2019: Auckland (com Eugenie Bouchard) e Pequim (com Bethanie Mattek-Sands)

Vá além do mundo do tênis! Confira também outros conteúdos:

Curiosidades sobre Sofia Kenin

  • Apesar de defender os Estados Unidos, Sofia Kenin nasceu em Moscou, na Rússia
  • Sofia Kenin estudou em casa, em Pembroke Pines, na Flórida
  • O treinador de Sofia Kenin é Alexander Kenin, pai da tenista
  • O melhor ranking da carreira de Sofia Kenin é o 7º lugar, alcançado depois do título no Australian Open
  • Sofia Kenin tem 1,70m de altura
  • Antes de chegar à final do Australian Open, Sofia Kenin já havia acumulado US$ 2,9 milhões em premiações. O título na Austrália deu a ela mais 4,12 milhões de dólares australianos

Maiores rivais de Sofia Kenin

Sofia Kenin e Ashleigh Barty
Sofia Kenin derrotou a anfitriã Ashleigh Barty na semifinal do Australian Open

Em sua curta carreira, Sofia Kenin ainda não estabeleceu grandes rivalidades no circuito da WTA. Ela alcançou um grande feito ao eliminar a número 1 do mundo Ashleigh Barty nas semifinais do Australian Open.

Depois de derrotar Barty e atingir sua primeira final de Grand Slam, ela transbordava em felicidade. “Sonhei com esse momento desde que tinha 5 anos de idade”, destacou.

Na final do Australian Open, Sofia Kenin enfrentou a espanhola Garbiñe Muguruza. Ela começou perdendo a decisão, mas conseguiu a virada e seu primeiro título em Grand Slams.

Assim, a jovem norte-americana coloca seu nome na história entre as vencedoras do Aberto da Austrália.

Enquanto aguardamos para saber do que mais Sofia Kenin é capaz, aproveite para conferir mais sobre a carreira de outros grandes nomes do tênis:

*Última atualização em 1º de fevereiro de 2020

Ficha Técnica
Título
Quem é Sofia Kenin? Biografia, títulos e curiosidades
Resumo
A história de Sofia Kenin: como começou no tênis, todas as conquistas, melhor ranking e trajetória até o título do Australian Open
Autor

Comentários

Salvar