Nesta sexta-feira (23), iniciou a tão aguardada Laver Cup, palco para a última partida de Roger Federer. Junto com Rafael Nadal, a dupla enfrentou os americanos Jack Sock e Frances Tiafoe. Dessa forma, confira como foi a despedida de um dos maiores tenistas de todos os tempos.

Federer/Nadal x Sock/Tiafoe

O mundo estava de olho na última partida do ex-número um do mundo, e ainda mais, na última vez que poderiam assistir Roger Federer e Rafael Nadal sendo dupla em uma partida de tênis, a famosa dupla “Fedal”. Portanto, ao entrarem em quadra, foram recebidos por muitos aplausos do público.

O primeiro set, os fãs de tênis puderam presenciar o famoso backhand de Roger e até uma situação inusitada, quando o suíço mandou uma bola em um pequeno espaço na rede. Em suma, a primeira parcial teve apenas uma quebra no final da disputa para a Federer e Nadal, onde vencerem por 6/4, o que abriu uma vantagem de 1 x 0 para o Time da Europa.

Entretanto, no segundo set, não conseguiram repetir o mesmo desempenho. Logo no inicio, os americanos fizeram a primeira quebra e abriram uma vantagem de 2/1, mas no game seguinte, não manteve o saque e a dupla veterana quebrou o serviço de Sock e Tiafoe e deixou tudo igual, 2/2.

Ainda na segunda parcial, no 10º game , os americanos conseguiram abrir uma vantagem de 0/40. Contudo, Rafa e Roger conseguiram salvar os três brakpoints e fechar o  game. Dessa forma,  não houve mais chances de quebras e as duplas chegaram no 6/6. Sendo assim, o segundo set foi para o tiebreak onde Jack Sock e Frances Tiafoe venceram por 7/2.

Por fim, com a partida empata em 1 x 1, a decisão foi para o super tiebreak. Os pontos foram muitos disputados, mas no final a dupla americana levou a melhor e venceram por 10/8. Ou seja, o Time Mundo venceu a partida que empataram em 2 x 2 a disputa. Ainda tem mais dois dias do torneio, para descobrir qual time será o vencedor.

Despedida emocionante de Roger Federer

Ao acabar a partida, Nadal e Federer se abraçaram e o público aplaudiu muito o suíço. Aquele era o último jogo profissional de Roger, por mais que tenha perdido, ainda era muito especial para o tenista, que não se conteve e foi as lágrimas, ao sentir o carinho do público e dos companheiros de profissão.

Aos 41 anos, Roger Federer foi campeão de 20 Grand Slams e sendo o primeiro tenista masculino a atingir essa marca. Ao todo, foram 103 títulos na carreira.

Com isso, Federer muito emocionado, fez um discurso no final.

“É muito bom estar aqui com os amigos, com a família. Só de ter terminado o jogo, já fiquei feliz. Achei que fosse quebrar as costas ou algo assim. Claro, é muito legal ter o Rafa no time, estar aqui com todas essas lendas. Foi uma jornada perfeita. Eu faria tudo de novo. – disse o ex-jogador

Roger Federer - Laver Cup
Roger Federer – Laver Cup
Confira algumas personalidades do tênis que reagiram a despedida de Federer

Imagem: Laver Cup

Carolina Castro

Tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Desde criança desenvolvi o gosto por esporte e por isso escolhi ser jornalista. Foi a profissão que me deixou mais próxima daquilo que mais amo: falar e escrever sobre esporte.