O astro do tênis é um campeão nato e após retornar ao topo do ranking, fica a dúvida: quantas semanas Novak Djokovic já ficou como número 1? Confira mais a seguir.

Novak Djokovic no topo do tênis novamente

De fato, com a conquista do Australian Open, Novak Djokovic retornou ao trono do jogo. Aos 35 anos e com nítida vitalidade para permanecer em alto nível, Novak estava na quinta posição, enquanto a sensação espanhola Carlos Alcaraz ocupava o lugar que grandalhões como Federer, Nadal e Djokovic se acostumaram a possuir por várias semanas.

Ao vencer a competição que mais demonstra conforto em jogar, chegando ao recorde de dez conquista de Australian Open, Novak pulou do quinto para o primeiro lugar no ranking ATP. Com uma história farta de realizações, o sérvio ainda se tornou o tenista com mais conquistas de Grand Slam em toda a história do jogo ao lado de Rafael Nadal (22).

Com apenas 19 anos, o jovem espanhol, Carlos Alcaraz, é comparado com Nadal. O garoto mal chegou aos profissionais e já venceu seu primeiro Grand Slam, o US Open 2022. Desde então, Alcaraz se mantinha na primeira colocação do ranking (12 de setembro de 2022 até 29 de janeiro de 2023).

Cabe dizer que com a primeira colocação aos 19 anos, 4 meses e 6 dias, Carlos Alcaraz se tornou o mais jovem a alcançar o topo do ranking e o primeiro da Open Era também.

Enfim, atualmente Novak Djokovic segue em primeiro e Carlos Alcaraz vem na segunda colocação.

Outro destaque é Taylor Fritz que subiu do sétimo para o 5º lugar, simplesmente o melhor ranking da carreira. Fritz empolga os americanos e mundo com suas habilidades. Estatisticamente também chama a atenção, pois com esta posição no ranking, o jovem de 25 anos é o primeiro estadunidense entre no top cinco desde Andy Roddick em 2009.

Quantas semanas Novak Djokovic já ficou como número 1?

Estou lisonjeado, obviamente. Extremamente, extremamente orgulhoso e feliz por esta conquista. É surreal ser o número 1 por tantas semanas…

Apenas por estar entre esses nomes lendários é motivo de orgulho. — disse Novak Djokovic após recorde de mais semanas em primeiro lugar na história, entre homens e mulheres.

Desde que voltou ao primeiro lugar, Novak acumulou mais semanas que o tornaram oficialmente no tenista com mais semanas no topo do jogo, entre homens e mulheres. Cabe dizer que o sérvio já possuía o recorde na sua categoria masculina desde março de 2021, quando superou Roger Federer e suas 310 semanas.

Até o momento, Djokovic terminou sete anos no topo da ATP, isto é, outro recorde no masculino. A título de informação, os rankings computadorizados começaram na década de 1970.

Novak Djokovic quebrou o recorde de mais semanas como número 1 no ranking ATP unisex ao completar essa semana em primeiro. Em suma, sua 378ª semana no topo ultrapassou a alemã Steffi Graf e suas 377 semanas na liderança.

  1. Novak Djokovic — 378 semanas
  2. Stefanie Graf — 377 semanas
  3. Martina Navratilova — 332 semanas
  4. Serena Williams — 319 semanas
  5. Roger Federer — 310 semanas

Por fim, apenas em forma de curiosidade, o sérvio iniciou suas idas e vindas ao topo do ranking aos 24 anos. No dia 4 de julho de 2011, logo após derrotar Rafael Nadal na final do Wimbledon.

+ confira também: Senador da Flórida pede liberação de Novak Djokovic ao Presidente Joe Biden

Foto destaque: Divulgação/Tennis World

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.