A temporada de grama do circuito da ATP começou com tudo. Sendo assim, neste domingo (18) se encerrou os dois primeiros campeonatos do calendário da relva: os ATPs 250 de Stuttgart e s´Hertogenbosch.
Os torneios contaram com grandes jogadores, consequentemente ótimos jogos e grande atmosfera. Neste sentido, após uma excelente semana nas chaves de simples e duplas, a disputa chegou ao fim. Neste sentido, os dois campeonatos conheceram seus campeões da edição de 2023. Confira quem foram.
Os torneios ATP da semana
Como dito anteriormente, a temporada de grama começou. Dessa maneira, os torneios preparatórios para Wimbledon estão a todo vapor. A saber, o campeonato pertence classe Grand Slam, ou seja é a principal disputa da superfície no mundo do tênis.
O jogo na superfície tende a ser mais rápido. Então, para quem gosta de velocidade e agilidade a temporada pode ser um ótimo atrativo. Os dois primeiros torneios da ATP disputados na grama são: Stuttgart e s´Hertogenbosch. As duas disputas possuem as chaves de simples e duplas. O formato é eliminatório, cada partida é jogada em melhor de três sets. Para erguerem os troféus dos ATPs 250 os tenistas precisam ganhar cinco partidas.
A moment of magic ✨
Stuttgart champion @FTiafoe takes the final shot of the day! @boss__open #BOSSOPEN
pic.twitter.com/ZCfS0TLj3K— Tennis TV (@TennisTV) June 18, 2023
Frances Tiafoe salva match-point e triunfa em Stuttgart
O campeão da chave de simples do ATP 250 de Stuttgart foi Frances Tiafoe. O estadunidense venceu Jan-Lennard Struff por duplo 2 x 1, com parciais de 4/6, 7/6 (1) e 7/6 (8), em 2h10 de jogo. Dessa maneira, Tiafoe conquistou seu primeiro torneio na grama.
O 3º cabeça de chave do ATP 250 de Stuttgart iniciou sua trajetória no torneio enfrentando Jiri Lehecka. Na primeira partida a vitória foi por 7/6 (2) e 6/4. Logo depois, ganhou de Lorenzo Musetti por 2 x 1, com parciais de 6/7 (6), 7/6 (4) e 6/2. Na semifinal, eliminou Marton Fucsovics por 6/3 e 7/6 (11). Dessa maneira, Tiafoe se credenciou para a final diante de Struff.
A decisão foi emocionante do início ao fim. Na primeira parcial Struff conseguiu uma quebra no 7º game, assim administrou o placar até vencer por 6/4. Logo depois, não houve mais quebras de saque, assim os dois sets seguintes foram decididos no tie-break. No primeiro, Tiafoe abriu 5 x 0 e depois fechou em 7 x 1.
Já no da última parcial o equilíbrio foi a tônica. Struff chegou ao ponto do campeonato quando fez 7 x 6. Porém, Tiafoe, com dois winners, virou e tirou a chance do alemão vencer. Quando o jogo estava 8 x 8, o estadunidense emplacou dois pontos seguidos e fechou o desempate em 10 x 8. Assim, conquistou seu 3º troféu da carreira.
🏆🎉@FTiafoe #BOSSOPEN pic.twitter.com/Wlqo4ujjDt
— Tennis TV (@TennisTV) June 18, 2023
Croatas conquistam o torneio de duplas
Mate Pavić e Nikola Mektić conquistaram o troféu do ATP 250 de Stuttgart. A segunda dupla cabeça de chave derrotaram a dupla alemã formada por Kevin Krawietz
e Tim Puetz por 7/6 (2) e 6/3.
Para erguerem o troféu, Pavić e Mektić eliminaram as duplas de: Jan-Lennard Struff/Oscar Otte, Marcelo Demoliner/Andreas Mies, Lucas Miedler/Alexander Erler e Kevin Krawietz/Tim Puetz.
Tallon Griekspoor triunfa em casa
O tenista holandês era o cabeça de chave número seis do ATP 250 de s´Hertogenbosch. Durante a semana de disputa, Griekspoor cedeu três sets para seus adversários, disputou dois tie-breaks na final e fez um torneio muito consistente.
Na primeira rodada, o holandês eliminou Elias Ymer por 2 x 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3. Logo depois, nas oitavas de final, o rival derrotado foi Alexei Popyrin, com parciais de 6/3 e 6/2. Nas quartas Alex de Minaur foi superado por 2 x 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4. Na semifinal, Emil Ruusuvuori perdeu por 6/4 e 7/5.
Na grande final Tallon Griekspoor e Jordan Thompson fizeram um grande jogo. Nas duas primeiras parciais o tie-break foi necessário. Desse modo, no primeiro set, Thompson abriu 4 x 0 e administrou o placar até vencer por 7 x 4. Já no segundo, Griekspoor quem levou vantagem e triunfou por 7 x 3. No set decisivo o holandês conseguiu a quebra no 6º game, depois manteve o domínio e ganhou por 6/3. Assim, Tallon Griekspoor ergueu o troféu do ATP 250 de s´Hertogenbosch 2023.
Wesley Koolhof e Neal Skupski conquistam o torneio de duplas
Os dois eram os principais favoritos para conquistarem o troféu do torneio holandês. Desse modo, Koolhof e Skupski derrotaram Aleksandr Nedovyesov e Gonzalo Escobar por 7/6 (1) e 6/2. A saber, foi o segundo título seguido do ATP 250 de s´Hertogenbosch dos dois.
Para erguerem sagrarem-se campeões, Koolhof e Skupski eliminaram as duplas de: Matwé Middelkoop/Bart Stevens, Jackson Withrow/Nathaniel Lammons, Fabrice Martin/Maxime Cressy eAleksandr Nedovyesov/Gonzalo Escobar.
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.