Yago Dora já está em Fiji pronto para disputar o WSL Finals pela primeira e última vez em sua carreira. Isso porque a edição de 2025 será a última do evento.

Na temporada de 2026, a WSL optou por retornar ao antigo formato, com pontos corridos definindo o campeão mundial, algo que, para Dora, é muito mais justo.

Em entrevista ao canal Surf 360°, o líder do ranking e campeão da temporada regular da WSL abriu o jogo sobre o formato do Finals e o destacou como injusto.

Yago Dora fala sobre o fim do WSL Finals e o retorno dos pontos corridos

Durante os últimos anos, o debate sobre as injustiças do WSL Finals sempre ocorreu. Na categoria masculina, o líder do ranking sempre confirmou o favoritismo. Porém, no feminino, a história foi diferente.

Carissa Moore liderou o circuito mundial por três temporadas de WSL Finals. Em 2021, chegou a perder a primeira bateria para Tatiana Weston-Webb, mas conseguiu virar e sair com o título.

Já em 2022 e 2023, a havaiana acabou perdendo o título mundial, mesmo sendo a melhor surfista da temporada.

De fato, o formato trouxe emoção e muita injustiça, principalmente para o líder do ranking. Comentando sobre o assunto aos jornalistas Thiago Blum e Maurício Ferreira, Yago Dora trouxe dois lados.

O primeiro, do surfista que está tentando entrar no top 5 e lutar pelo título mundial, seu cenário nas últimas temporadas.

Acho que pelos outros anos [2023 e 2024], como eu não estava nas primeiras posições, eu estava só tentando brigar para entrar entre os cinco.

Então, vendo o meu lado pessoal e sendo egoísta, de certa forma, era mais legal ter o Finals. Aí me deixava com uma oportunidade de ainda brigar por um título que, na verdade, estava longe do alcance, se fosse uma temporada regular.

Porém, em seguida, Yago comentou que, enxergando de forma geral, o sistema de pontos corridos é o mais justo e também destacou que o campeão mundial de uma temporada toda não deveria ser decidido apenas em um dia.

Vendo por um plano geral, é muito mais justo [retorno dos pontos corridos]. O surf não pode ser definido em um dia só. Acho que é um dos únicos esportes no mundo em que não é justo ser definido o melhor surfista da temporada em um só dia.

É claro que os cinco que estão disputando ali têm os méritos, estão sendo muito consistentes durante a temporada toda, mas o líder do ranking é o cara que foi o melhor, o surfista mais em forma durante toda a temporada, e isso tem que ser recompensado. Então, acredito que vai ser muito legal essa volta da temporada normal.

Foco total no último WSL Finals

No formato da temporada de 2026, Yago Dora já seria campeão mundial, mas em 2025, ainda é preciso vencer o WSL Finals.

O brasileiro comentou que está focado em buscar seu primeiro título mundial e que terminar como líder do ranking traz ainda mais confiança para o evento decisivo em Fiji.

É isso, ir para esse último Finals com foco total e garra, e, ao mesmo tempo, é muito bom ver que eu, mesmo com várias etapas difíceis e várias baterias difíceis, consegui ser o campeão do ranking da temporada regular, e isso me dá bastante confiança seguindo em frente para os próximos anos, onde volta a ser esse tipo de temporada.

Quando acontece o WSL Finals 2025?

O WSL Finals será realizado em Fiji, com janela de competição entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro. Porém, por conta do fuso horário de 15 horas à frente de Brasília, a disputa pode começar já na tarde do dia 26 para o público brasileiro.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.