Atual campeão mundial, Yago Dora conviveu por muito tempo com o rótulo de promessa da Brazilian Storm. Agora, o paranaense já é realidade e foi questionado sobre quem seria a próxima joia do Brasil.
Em uma entrevista no estilo bate-volta para as redes sociais da ESPN, Yago elegeu o jovem Arthur Vilar como principal promessa para o futuro do surf brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Pupilo de Italo Ferreira e exaltado por Yago Dora, quem é Arthur Vilar?
Arthur Vilar é uma das maiores promessas do surfe brasileiro. Natural da Paraíba, o jovem de 14 anos carrega o DNA do esporte desde cedo: é filho de Arthur Vilar, ex-competidor e bicampeão paraibano de surfe.
A conexão com o mar começou ainda na infância e ganhou força quando, aos cinco anos, a família se mudou para Baía Formosa (RN), berço do campeão mundial e olímpico Italo Ferreira.
Foi justamente ali, nas mesmas ondas que revelaram Italo, que o jovem surfista lapidou seu talento. Sob a influência direta do potiguar, que se tornou seu mentor, Arthur cresceu cercado de referências e desenvolveu uma mentalidade competitiva acima da média para a idade.
Os resultados logo começaram a aparecer. Em 2022, ele conquistou o título nacional na categoria sub-12 e ficou entre os seis melhores da sub-14. No ano seguinte, foi terceiro colocado na sub-14.
Já em 2024, Arthur encerrou o CBSurf Rip Curl Grom Search como campeão das categorias sub-14 e sub-16 — somando conquistas nas três primeiras divisões de base do surfe brasileiro.
O talento precoce se confirmou em maio de 2025, durante o Campeonato Brasileiro de Base, em Porto de Galinhas (PE), quando Arthur executou um “kerrupt flip”, uma das manobras aéreas mais difíceis do surfe competitivo, e recebeu nota 10 dos juízes.
Mesmo jovem, Arthur já acumula experiências fora do país. Ele surfou ondas lendárias como Pipeline (Havaí), Mentawai (Indonésia) e Maldivas, além de treinar no icônico Surf Ranch, na Califórnia.
Com técnica refinada, repertório moderno e o apoio de Italo Ferreira, Arthur Vilar é visto como o novo nome da geração que pode manter o Brasil no topo do surf mundial.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Nem Yago Dora, nem Filipe Toledo! Australiana bateu recorde surreal com o título do WSL Finals
- Pedro Scooby denuncia racismo em eliminação de brasileiro na WSL em Saquarema
- [Exclusiva] Yago Dora responde se 2026 será mais difícil com as voltas de Medina e John John
- Campeão olímpico bate de frente com brasileiros na WSL e está próximo de sonho
- 30 mil dólares? Descubra se Yago Dora precisou pagar pelo troféu de campeão mundial da WSL