Yago Dora garantiu o primeiro título mundial de sua carreira após uma grande temporada de 2025. O brasileiro conquistou dois eventos (Peniche e Trestles) além do WSL Finals, que o coroou como o melhor surfista do planeta.

Nos últimos anos, Dora bateu na trave para chegar ao evento decisivo e disputar o título mundial em Trestles, local onde seria um dos favoritos para ser campeão, como ocorreu na etapa regular do circuito.

Se eu tivesse nas outras finais, eu me enxergava com chances de vencer”, afirmou o campeão mundial em entrevista coletiva.

Yago Dora poderia ter sido campeão mundial em Trestles?

Contando as últimas duas temporadas, Yago Dora teria fortes rivais na luta pelo título mundial em Trestles. Em 2023, o campeão foi Filipe Toledo, já em 2025, John John Florence saiu vitorioso.

Mesmo com a concorrência brutal, Yago afirmou em coletiva que se enxergava com chances de ser campeão mundial em Trestles.

Bati na trave nas últimas temporadas. Senti que, se eu tivesse nas outras finais, eu me enxergava com chances de vencer. Pelo fato de ser em San Clemente, ondas que me identifico muito. Esse ano também é uma onda que encaixa muito com meu surfe.

Em 2025, a etapa de Trestles deixou de ser palco do WSL Finals e o vitorioso foi justamente Dora. Provando que sim, o paranaense seria um dos favoritos nessa onda.

O planejamento bem-sucedido para a temporada de 2025

Por fim, Yago revelou que seu planejamento para a temporada foi pensado com estratégia, mirando desde cedo as primeiras posições do ranking para chegar ao Finals em vantagem.

Minha meta, desde o começo do ano, era classificar entre os três primeiros, para ter uma margem legal. Essa vantagem do primeiro lugar foi muito valiosa. Assim que eu soube que essa mudança iria acontecer, foquei muito em assumir a liderança. Queria ficar com ela até o Finals.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.