Líder do ranking da WSL, Yago Dora está muito perto de seu primeiro título mundial. Caso se mantenha no topo da classificação após Teahupo’o, o brasileiro precisará de apenas uma bateria para ser campeão.
Isso porque a WSL alterou uma regra importante no Finals para 2025: se o líder do ranking vencer a primeira bateria contra seu desafiante, não será necessário um segundo embate, o título já fica com o lycra amarela.
Apesar de a WSL ter feito o anúncio da mudança de forma polêmica com o campeonato em andamento, Dora aprovou a nova regra: “Acho mais do que justo”.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Yago Dora comemora mudança no formato do Finals e foca em manter a liderança do ranking da WSL
Em entrevista ao jornal O Globo, Yago Dora abriu o jogo sobre a mudança no formato do WSL Finals e elogiou a entidade, destacando que é uma recompensa válida.
Já está há algum tempo sendo conversado sobre isso, e acho mais do que justo. O líder trabalhou o ano todo com consistência, então é uma recompensa válida. E no próximo ano, o formato já muda novamente, voltando para pontos corridos.
Em seguida, o brasileiro explicou que seu maior objetivo no momento é seguir como líder do ranking para a etapa decisiva, o Finals em Fiji.
Estou bem focado agora em conseguir manter a liderança para chegar nas finais em Fiji com uma vantagem em relação aos outros competidores. Acho que é uma posição bem importante, então quero dar meu melhor para conseguir.
Yago Dora sobre o circuito mundial: “Está cada vez mais parelho, mas eu amo isso”
A temporada de 2025 vem sendo uma das mais equilibradas e o nível dos surfistas está cada vez mais alto. Porém, na visão de Yago esse desafio é o que o move.
Todos os adversários ali no topo do ranking são muito duros de bater na maioria das condições. O nível está cada vez mais parelho, mas eu amo isso. Quanto maior o desafio, sinto que consigo elevar minha performance também.
Depois de muitos anos lutando para chegar ao topo do ranking, Dora explica que amadureceu profissionalmente e também como pessoa nos últimos anos.
São muitos fatores que influenciam, mas é um trabalho longo até finalmente encontrar esse equilíbrio. Acredito que amadureci muito profissionalmente e como pessoa nesses dois últimos anos. Me sinto mais preparado técnica e mentalmente também.
Ver essa foto no Instagram
O que Yago Dora precisa para chegar ao Finals como líder do ranking da WSL?
Para Yago Dora alcançar o Finals como líder sem depender de resultados é necessário chegar na final da etapa de Teahupo’o.
Caso Dora perca na repescagem, Jordy Smith rouba a liderança do ranking se chegar na semifinal. Kanoa também pode assumir a lycra amarela nesse cenário apenas se ganhar a etapa.
Caso Yago perca nas oitavas de final, Jordy precisa ser vice-campeão para ser o líder do ranking. Se Dora chegar nas quartas ou semifinais, Smith precisa ser campeão para assumir a liderança.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Ranking WSL: Yago Dora se garante no topo e no Finals, Italo dá sorte e Toledo se complica
- Só 12 anos: WSL terá atleta mais jovem da história em uma das ondas mais perigosas do planeta
- Gabriel Medina em Teahupo’o? Alejo Muniz anuncia lesão e abre caminho para retorno do tricampeão
- BOMBA! WSL muda regra do Finals com um mês antes da decisão pelo título mundial de 2025
- “Eu sou uma das pessoas que o Gabriel Medina mais odeia perder no circuito mundial”