Depois de Yago Dora e Italo Ferreira brilharem no WSL Finals 2025, outro surfista brasileiro foi condecorado como o melhor do mundo nesta segunda-feira (15).

Nas ondas gigantes, Lucas Chianca Chumbo foi eleito o surfista do ano na cerimônia do Big Wave Challenge. A premiação também teve brilho de outros nomes do Brasil, como Michaela Fregonese, Lucas Fink e o fotógrafo Fred Pompermayer.

Não é só Yago Dora! Brasil também brilha nas ondas gigantes

Como dito anteriormente, Lucas Chumbo voltou ao topo do mundo nas ondas gigantes. Após sete anos sem conquistar o prêmio mais cobiçado, o surfista comemorou muito.

É uma sensação dos sonhos. Desde 2018 que eu não tenho esse prêmio nas mãos. Sempre sonhei ganhar esse prêmio muitas vezes. É a segunda vez que ganho.

Sou muito grato por ter uma equipe que faz isso acontecer para mim. Eternamente grato também pelas ondas. Sou abençoado com certeza. Peguei ondas da vida. Tudo valeu a pena. Foi um ano que busquei as maiores e melhores ondas do mundo. A recompensa veio.

A festa, porém, não foi apenas dele. O Brasil dominou as categorias e mostrou a força de sua nova geração no cenário internacional.

  • Michaela Fregonese levou dois troféus: “Onda do Ano” e “Maior Onda do Ano” na disputa feminina.

  • Lucas Fink fez história ao vencer a categoria de prancha alternativa após encarar Jaws com uma skimboard.

  • O fotógrafo Fred Pompermayer brilhou nos bastidores e teve sua imagem escolhida como “Foto do Ano”.

Veja todos os premiados do Big Wave Challenge 2025

  • Melhor onda do ano (masculino): Tom Myers, em Queenscliff Bombie (Austrália). Vídeo: Essa Staszewska

  • Melhor onda do ano (feminino): Michaela Fregonese, em Jaws (Havaí). Vídeo: Vincent Kardasik

  • Maior onda do ano (masculino): Alo Slebir, em Mavericks. Vídeo: Blakeney Sanford / Foto: Frank Quirarte – tamanho estimado: 23 metros

  • Maior onda do ano (feminino): Michaela Fregonese, em Jaws. Vídeo: Vincent Kardasik / Foto: Erik Aeder

  • Foto do ano (Five Hour Energy One Shot): Fred Pompermayer – registro de Peter Mel em Mavericks

  • Melhor onda na remada (masculino): Wilem Banks, em Jaws. Vídeo: Carlo Carbajal / Foto: Erik Aeder

  • Melhor onda na remada (feminino): Domi Charrier, em Punta de Lobos. Vídeo: Jorge Calderon / Foto: Rodrigo Farias

  • Vaca do ano (wipeout): Ty Simpson-Kane, em Jaws. Vídeo: Sofie Louca

  • Surfista do ano (masculino): Lucas “Chumbo” Chianca

  • Surfista do ano (feminino): Justine Dupont

  • Revelação sub-18 (Young Gun): Kamiel Deraeve

  • Videomakers do ano: Marcus Rodrigues & Carlo Carbajal

  • Melhor onda em prancha alternativa: Lucas Fink, em Jaws

Nem Yago Dora, nem Italo Ferreira! Brasileiro vence prêmio de melhor surfista do mundo
Lucas Chumbo na premiação do Big Wave Challenger [Richard Hallman/Surfer]
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.