Campeão mundial da temporada de 2025, Yago Dora já começa a planejar seus próximos meses. O surfista revelou que não pretende participar de campeonatos nesse período.
Nem mesmo nos campeonatos do Challenger Series, que serão os principais durante os próximos meses sem o circuito mundial, que retorna apenas em abril de 2026.
Na visão do mais novo campeão mundial, participar de eventos na divisão de acesso não tem sentido, pois acaba tirando espaço de atletas que ainda buscam o sonho de chegar à elite da WSL.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Yago Dora critica surfistas da elite participando de etapas do Challenger Series
Apesar de participações de surfistas da elite abrilhantarem os campeonatos do Challenger Series, a presença desses atletas também tira pontos de outros que ainda buscam vagas no circuito mundial.
O caso mais recente deste ano foi o de Kanoa Igarashi, que competiu no Challenger Series em Huntington Beach. Na ocasião, o japonês passou três rounds e parou nas quartas de final.
Em entrevista ao GE, Yago Dora comentou que não pretende participar de nenhum evento do Challenger Series e que não faz sentido ‘atrapalhar’ quem ainda está lutando por seu espaço.
O meu plano é focar só no CT mesmo. Vão acontecer algumas etapas do Challenger Series neste período off que nós vamos ter. Mas eu não curto muito ficar participando desses eventos, por tudo que está em jogo para os outros atletas, muita gente brigando pela vaga e por seu espaço no mundo do surfe.
Não faz sentido alguém que já está no CT, que já está classificado e, ainda mais, em uma posição boa no ranking, ficar indo lá competir com esses outros que estão brigando pela vaga.
Ver essa foto no Instagram
Por que surfistas da elite participam de eventos do Challenger Series?
A participação de atletas da elite da WSL no Challenger Series é cada vez mais rara. No entanto, isso pode aumentar nos próximos meses.
Como o circuito mundial só retorna em abril de 2026, alguns surfistas podem optar por ganhar ritmo de competição nesses eventos.
Outro motivo para surfistas da elite participarem é quando o evento ocorre em sua cidade ou praia. Esse foi o caso de Kanoa Igarashi em Huntington Beach, local em que o japonês se estabeleceu há muitos anos.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Rival da Brazilian Storm revela Saquarema como a etapa mais ‘desconfortável’ da WSL
- Gabriel Medina revela a grande injustiça no circuito mundial da WSL: “Não acho justo”
- Indireta para outros campeões? Kelly Slater enaltece título de Yago Dora: “Não é arrogante”
- Jordy Smith desabafa após o WSL Finals: “Um único dia não define um ano”
- Bolada milionária! Veja quanto Yago Dora faturou com o título mundial no WSL Finals 2025