O palco do WSL Finals 2025 é Cloudbreak, em Fiji, um dos picos mais temidos e respeitados do planeta.

Mas, nos bastidores, quem vem crescendo na disputa é Restaurants, a bancada vizinha que pode roubar a cena e receber parte da decisão do título mundial.

Restaurants oferece linhas mais extensas e perfeitas para manobras encadeadas, o que pode transformar cada bateria em um verdadeiro espetáculo e ajudar os brasileiros Yago Dora e Italo Ferreira.

Yago Dora e Italo Ferreira teriam vantagem em Restaurants?

Cloudbreak e Restaurants quebram para a esquerda, mas entregam experiências bem diferentes.

Cloudbreak representa potência máxima, tubos intensos e um grau alto de imprevisibilidade, já Restaurants entrega paredes mais longas e contínuas, ideais para séries de manobras conectadas.

Dessa forma, como Italo Ferreira e Yago Dora são os únicos goofys (surfistas que surfam com o pé direito à frente da prancha) na categoria masculina, ambos terão a vantagem de atuar de frente para qualquer uma das ondas em Fiji.

Em Clodbreak, isso pode ser contornado, com os tubos valendo mais notas. Porém, em Restaurants, as manobras também contam e os brasileiros têm os aéreos como especialidade.

Formato inédito de dois dias para o WSL Finals 2025?

A janela para o WSL Finals abriu nesta terça-feira (26), porém a liga declarou off por pelo menos os três primeiros dias do evento.

A WSL estuda colocar o evento na água no dia 2 de setembro. A grande novidade é que, se o vento atrapalhar as condições logo no primeiro dia, a liga pode adotar um formato inédito: dividir o Finals em dois dias consecutivos.

Nesse cenário, a decisão do título poderia abrir em Restaurants na terça-feira (2) e ser concluída em Cloudbreak na quarta-feira (3).

Mas é importante lembrar da diferença de fuso: enquanto em Fiji será dia 2, no Brasil ainda será segunda-feira (1). As chamadas oficiais acontecem sempre às 16h30 no horário de Brasília.

Italo Ferreira teria vantagem contra Jack Robinson em Restaurants?

Em Cloudbreak, existe um favoritismo para Jack Robinson contra Italo Ferreira. Porém, se o primeiro dia do WSL Finals acontecer mesmo em Restaurants, o cenário se inverte.

Apesar de Jack também conseguir executar aéreos, seria difícil competir contra um especialista nesse quesito, como é o caso de Italo.

Podemos pensar em Trestles como um exemplo. Nas duas vezes que se enfrentaram no WSL Finals, o brasileiro levou a melhor, brilhando com os aéreos.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.