Um terremoto de magnitude 8.8 atingiu nesta terça-feira (29) a região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, e acionou alertas de tsunami em diversas regiões do Pacífico, incluindo Japão, Estados Unidos e o Havaí.
A World Surf League (WSL) compartilhou um comunicado direcionado à comunidade do surf, pedindo atenção máxima às orientações das autoridades locais.
A brasileira Luana Silva, principal representante do país no circuito mundial, usou suas redes sociais para mostrar malas já carregadas em uma caminhonete no Havaí e afirmou: “Estou com medo”.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
WSL compartilha alerta de tsunami
Em sua rede social, a WSL compartilhou a gravidade da situação e pediu atenção máxima a todos que estão nas regiões do Havaí, Alasca, Rússia, Japão e toda a costa oeste dos Estados Unidos.
Um poderoso terremoto de magnitude 8.7 atingiu 350 milhas a sudoeste da Ilha de Bering, em Komandorski, nesta tarde, desencadeando alertas, avisos e recomendações de tsunami em todo o Norte do Pacífico.
Um alerta de tsunami foi emitido para o Havaí. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que um tsunami foi gerado pelo terremoto e que poderia causar danos ao longo das linhas costeiras de todas as ilhas havaianas. “Ação urgente deve ser tomada para proteger vidas e propriedades”, afirmava o alerta. As primeiras ondas eram esperadas por volta das 19h de terça-feira (29) no horário local.
Alertas também foram emitidos para a Califórnia e o Alasca, e toda a costa oeste dos Estados Unidos foi avisada para observar sinais de ondas perigosas. Partes do Canadá, Rússia e Japão também estão sob alertas de tsunami. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que o terremoto ocorreu pouco antes das 13h30 no horário do Havaí, próximo à costa de Kamchatka, no extremo leste da Rússia.
Fiquem seguros, pessoal.
Ver essa foto no Instagram
Mais informações em breve.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- WSL vai deixar os fãs sem o circuito mundial por 7 meses: um sacrifício para voltar às origens
- MUITAS MUDANÇAS! WSL anuncia calendário para 2026 e formato novo para as etapas
- Após Italo Ferreira, Nike fecha contrato com mais uma estrela da WSL
- Líder do ranking da WSL, Yago Dora já acumula premiação milionária e supera Italo e Toledo
- “Eu sou uma das pessoas que o Gabriel Medina mais odeia perder no circuito mundial”