Chris Hemsworth é mais do que o Thor do cinema: ele também é surfista apaixonado. O ator australiano, de 42 anos, aproveita cada pausa nas gravações para entrar no mar e desafiar ondas pesadas ao redor do mundo, como quando surfou com Italo Ferreira no Brasil.

Mas nem sempre a vida de estrela combina com o risco do surfe extremo. Durante as filmagens da série Limitless, da National Geographic, o ator revelou que não pôde encarar uma onda gigante em Jaws, no Havaí, porque os estúdios da Marvel vetaram o desafio por questões de segurança.

Chris Hemsworth foi proibido de surfar onda de 12 metros por contraro com a Marvel

Chris Hemsworth contou, em entrevista ao Surfer.com, que estava pronto para dropar uma onda de 12 metros em Jaws, com toda segurança disponível, como o auxílio dos lendários irmãos Walsh, figuras centrais no surfe de ondas gigantes em Jaws, no Havaí, quando a Marvel o impediu.

Ian Walsh é um dos big riders mais respeitados do mundo e, junto aos seus irmãos, DK, Luke e Shaun Walsh, criaram equipes especializadas em segurança aquática com jet skis, barcos (com apoio, comida, água e kit médico) e resgatistas que permitem aos surfistas enfrentar ondas de até 24 metros.

Mesmo com tal segurança, a Disney não liberou Chris Hemsworth para encarar Jaws durante as gravações de Limitless. Uma onda de 12 metros pode ser um espetáculo, como também pode ser fatal até para os surfistas mais experientes do planeta.

Disseram: “Não vamos deixar você fazer todas essas outras loucuras”. Eles achavam que havia muitas variáveis em surfar ondas gigantes. Então, não conseguimos a liberação do seguro da Disney.

Por que o filme Vingadores impediu Chris Hemsworth de surfar em Jaws?

Pelo alto risco de se lesionar durante a gravação do programa da National Geographic e comprometer seus futuros papéis nos filmes de Thor ou Vingadores, o seguro da Disney não liberou o ator, principalmente devido à imprevisibilidade das ondas gigantes.

Apesar do apoio, cada queda poderia ser fatal, já que Jaws combina velocidade extrema e fundo raso de recifes. Uma queda pode significar minutos debaixo d’água, como ser jogado como em uma máquina de lavar, com risco real de afogamento. Ian Walsh explicou:

Você está sempre à mercê do oceano, mas pode minimizar esse risco com treinamento e segurança aquática. A segurança é um talento por si só, assim como surfar. Sem isso, o esporte não teria o mesmo progresso.

Com o não da Disney, o ator admitiu que ficou frustrado, mas compreendeu o peso da decisão. Afinal, sua responsabilidade em contratos bilionários com a Marvel Studios pesava tanto quanto a força da arrebentação. Apesar disso, Hemsworth ainda quer o desafio:

É algo que vou tentar em algum momento. Quando eu estiver livre de lesões e me sentindo em forma e saudável, é algo que eu adoraria explorar. É muito fora da minha zona de conforto, e é por isso que é intrigante. Eu teria que treinar muito e é por isso que gosto do Limitless.

Surfista antes de ser super-herói

Nascido em Victoria, na Austrália, Hemsworth cresceu dentro d’água. Os irmãos também surfam, e até o pai pegou a prática para acompanhar os filhos no mar.

Atualmente, ele viaja com a esposa e os três filhos para destinos de surfe, como Fiji e Indonésia, sempre conciliando treinos físicos com diversão em família.

Se eu pudesse escolher com uma varinha mágica, provavelmente escolheria a carreira de surfista.

Chris Hemsworth realmente surfa bem?

Sim. Ele é considerado um dos melhores surfistas de Hollywood, com experiência em ondas pesadas e treinos regulares na Austrália.

Chris Hemsworth pretende tentar ondas gigantes no futuro?

Sim. Ele mesmo afirmou que, quando estiver sem lesões e no auge da forma física, deseja se preparar para encarar desafios como Jaws.

Continue no Esportelândia e leia mais sobre surfe:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.