O WSL Finals desembarca em Fiji para sua última edição. O evento definirá o campeão mundial da temporada de 2025 e terá dois brasileiros na disputa: Yago Dora e Italo Ferreira.

A janela para o evento começa nesta quarta-feira (27) em Fiji e terça-feira (26) no Brasil. No entanto, a competição não deve ter início nos primeiros dias.

A previsão de ondas para o WSL Finals em Fiji não é boa para os últimos dias de agosto. Dessa forma, o cenário mais possível é de que o evento ocorra no final da janela, já em setembro.

Confira a previsão de ondas para o WSL Finals

De acordo com o Surfline, site oficial de previsões da WSL, os dias iniciais não devem oferecer grandes emoções.

Entre 27 e 29 de agosto, o cenário é de ondas pequenas a medianas, resultado de um mix modesto de swells, aliado à presença de vento maral (norte), que prejudica bastante a formação em Cloudbreak.

O destaque pode ficar entre os dias 28 e 29, com séries um pouco acima da cabeça, mas sem muita qualidade.

Leia também >>> Como funciona o WSL Finals? Entenda o formato que definirá o campeão mundial de 2025

WSL Finals deve acontecer em setembro

A grande expectativa é para o início de setembro. Modelos meteorológicos indicam a chegada de um swell mais consistente do sudoeste entre os dias 2 e 4.

Com vento terral predominante (sudeste a leste-sudeste), Cloudbreak pode finalmente mostrar sua melhor face: esquerdas longas, tubulares e poderosas.

As ondas em Fiji podem alcançar até o dobro da altura dos surfistas, mesmo com um período um pouco abaixo do ideal, entre 14 e 16 segundos. Ainda assim, o cenário aponta condições de alto nível, com potencial para tornar o WSL Finals um verdadeiro show.

2 de setembro pode ser o dia da decisão do WSL Finals

Cloudbreak funciona em todas as marés, mas é na maré seca que suas esquerdas ganham a melhor formação.

Se a previsão se confirmar, o título mundial pode ser decidido em cenários épicos, com séries de até 12 pés no dia 2 de setembro e boas condições até o fim da janela.

WSL liga o alerta em Teahupo’o e finalistas devem passar por maratona pelo título
Yago Dora usará a lycra amarela em Fiji [WSL]

Quais são os surfistas que vão participar do WSL Finals?

Além de Yago Dora, que chega a Fiji como número 1 do mundo, o WSL Finals terá também Jordy Smith (2º), Griffin Colapinto (3º), Jack Robinson (4º) e Italo Ferreira (5º) na briga pelo título masculino.

No feminino, a disputa será entre Molly Picklum (1ª), Gabriel Bryan (2ª), Caitlin Simmers (3ª), Caroline Marks (4ª) e Bettylou Sakura Johnson (5ª).

Quando é a primeira chamada do WSL Finals 2025 em Fiji?

A primeira chamada do WSL Finals 2025 ocorre no dia 27 de agosto, às 7h30, em Fiji. Devido ao fuso horário, a chamada no Brasil acontece na tarde de 26 de agosto, às 16h30.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.