A mudança do WSL Finals foi um dos principais assuntos do mundo do surf nos últimos dias. Agora, o líder do ranking só precisa vencer a primeira bateria para ser campeão mundial.

Mas você já viu uma organização mudar a regra no meio do campeonato? O Finals é injusto, isso todo mundo sabe, mas por que mudar em sua última edição?

A WSL atendeu ao pedido dos atletas? Aparentemente, não.

WSL Finals: o erro no acerto

Sendo o mais simples possível, os surfistas e a maioria dos fãs nunca gostaram do WSL Finals. A liga acertou ao voltar aos pontos corridos para 2026.

No entanto, vamos focar ainda em 2025, na última edição do evento que reúne os 5 melhores surfistas do ano. Acho que ninguém questiona a justiça de o líder do ranking receber mais vantagens, certo?

O questionamento aqui é por que isso foi feito em cima da hora? Por que a WSL não anunciou isso logo no começo da temporada? Eles acertaram em dar mais poder ao líder do ranking, mas erraram em fazer isso tão tarde.

Como pode uma organização desse tamanho mudar a regra do evento que decide o campeão mundial pouco mais de um mês antes?

A desculpa de que isso estava sendo discutido desde o começo do ano não cola muito. Mas o que os surfistas acharam disso?

O que Gabriel Medina, Filipe Toledo e Yago Dora acharam do novo formato do WSL Finals?

As reações sobre a mudança em cima da hora foram mistas. De um lado, a justiça em dar mais poder ao líder do ranking e, do outro, a alteração de uma regra crucial com o campeonato em andamento.

Os campeões mundiais Gabriel Medina e Filipe Toledo comentaram no post da Surf News Brasil sobre a notícia. Enquanto Medina deu risada da decisão, Toledo apenas publicou um emoji de palhaço.

Opinião: a mudança de regra no formato do Finals é um erro até quando a WSL acerta
Comentários de Medina e Toledo [Reprodução]
Ambos os comentários mostram que essa mudança de última hora não foi totalmente aprovada.

Já Yago Dora concedeu entrevista ao jornal O Globo e focou apenas na parte da justiça para o líder do ranking.

Já está há algum tempo sendo conversado sobre isso, e acho mais do que justo. O líder trabalhou o ano todo com consistência, então é uma recompensa válida. E no próximo ano, o formato já muda novamente, voltando para pontos corridos.

Como Yago disse, a ideia já corria nos bastidores. Mas, sendo bem sincero, a WSL errou até quando acertou.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.