No último domingo (28), o brasileiro Gabriel Medina foi eliminado nas quartas de final para o australiano Ethan Ewing no Surf Ranch. A derrota do brasileiro gerou uma onda de indignação na internet. Isso porque as notas para o tricampeão mundial não foram consideradas justas pelo público, em grande maioria, do Brasil.
Gabriel Medina não gostou nenhum pouco da eliminação e após a realização do evento, publicou um texto em seu Instagram, confira:
Por favor, entenda a importância desta discussão.
O surf é a minha vida, e meu amor por este esporte é incondicional. Surfo com paixão e pretendo deixar um belo legado quando olhar para trás um dia.
No entanto, a comunidade do surfe, especialmente a brasileira, está estarrecida com a falta de clareza e inconsistência na definição das notas já há muitos anos, mas ultimamente isso tem sido ainda mais chocante.
Está claro que a avaliação dos juízes está agora recompensando um surfe muito simples, transições incompletas e PROGRESSÃO e VARIEDADE está sendo completamente retirada da equação. Isso é muito frustrante e ameaça o crescimento do esporte.
Fãs e patrocinadores não aceitarão que isso continue e, em um futuro próximo, acabarão se afastando, uma vez que esperam um julgamento igual e justo para o esporte.
Também é importante observar que muitos treinadores tiveram a oportunidade de falar com a WSL após as baterias/etapas para discutir sobre PROGRESSÃO e VARIEDADE nos critérios e a falta de valorização para as manobras. O retorno recebido é sempre bastante defensivo, com exemplos ruins para ilustrar seus argumentos.
A WSL precisa urgentemente esclarecer seus critérios e aplicar um julgamento justo para preservar a evolução do esporte.
Obrigado,
Gabriel Medina e todo Brasil.
O algoz de Medina na competição, Ethan Ewing, postou em seus stories no Instagram um print de um direct que recebeu com uma clara ameaça de morte. O australiano ainda respondeu com bastante ironia: “O quão bom são os fãs de surfe”.
Na mensagem, escrita por um brasileiro, ele coloca:
Um dia, você vai competir no Brasil, e nós lembraremos de você. Prepare-se. Estou falando de novo. Aqui no Brasil nós vamos te matar. Saquarema vai ser seu funeral.
Após a repercussão da postagem, o brasileiro terminou encerrando sua conta na rede social.